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Vida Saudável | Tão doce que até parece mentira fazer tão bem à saúde!

26.10.15 | Vera Dias Pinheiro
O alimento que vos trago hoje lembra-me muito a minha infância e os dias frios do Outono e do Inverno, quando a via a minha mãe a assar a batata doce no forno, que por ser, naquela altura, uma coisa tão específica daquela altura do ano, tinha tanto de delicioso como de especial - e que anunciava já a proximidade do Natal.
No entanto, hoje em dia, que os seus benefícios já são mais do que conhecidos por todos nós, a batata doce é já um alimento de todos os dias e é mesmo o nosso favorito na família dos hidratos de carbono. Inicialmente, até parecia mentira que a batata doce pudesse fazer tão bem à saúde e ser tão boa aliada para quem quer fazer dieta e para quem pratica exercício físico, não era?
Vamos lá, então, recapitular porque é que a batata doce é assim tão boa:

Características:

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicémico, o que torna a sua absorção por parte do nosso organismo, mais lenta, libertando a glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular a produção de insulina - a responsável pelo aumento do nosso apetite e pelo acumular de gorduras. Para além disto, é um alimento rico em fibras e também uma fonte de: ferro, vitamina C, potássio, apresentando ainda um alto teor de vitamina E, A e C.

Principais benefícios:

- Fonte de energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue;
- Ajuda a controlar a diabetes por ter um baixo índice glicémico;
- Ajuda a emagrecer, pois ao ser uma excelente fonte de fibras, ajuda a diminuir o nosso apetite;
- Fortalece o sistema imunitário por ter vitamina A, que funciona também como antioxidante;
- Reduz o colesterol;
- Ajuda a prevenir vários tipos de cancro;
- Regula a pressão arterial;
- Reduz as câimbras;
- Faz bem à pele;
- Previne a anemia;
- Auxilia na formação de colagénio.


Qual é a diferença da batata doce para...

... o arroz branco e para a massa?
A batata doce é uma carboidrato complexo, enquanto o arroz branco é um carboidrato simples e sem fibra, proporcionando, por isso, menos saciedade (em relação ao arroz e à massa, o melhor é consumi-los na sua versão integral).

Em termos de preparação, a forma que melhor permite conservar todos os seus benefícios é cozida com casca. Mas a batata doce pode ser igualmente assada no forno, grelhada, transformada em puré ou ainda em chips (feitas no forno e nunca fritas). E para além de tudo isto, pode ser ainda um excelente ingrediente para umas panquecas saudáveis.


E quem é não gosta de batata doce? :)

Bom dia e boa semana!


*Fonte aqui, aqui e aqui.

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