Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Self-Care: Como sobreviver à quarentena com alguma dignidade!

Dicas e ideias para cuidarem da vossa beleza durante a quarentena.

25.03.20 | Vera Dias Pinheiro

cuidados de beleza e de higiene que pode fazer em casa

 

Quando a quarente começou – a um número de dia qualquer atrás, eu não os conto – uma das coisas que me dei conta foi do tempo “extra” que acrescentei ao meu dia ao suspender as deslocações diárias. E é para esse bocadinho de tempo “extra” que as minha dicas e ideias se dirigem. Afinal, entramos de quarentena sem tempo para ter de pensar em colocar a manicure em dia, a depilação ou coloração dos cabelos brancos.

 

Porque embora nos queixemos de falta de jeito, foi a pressão da falta de tempo e a conveniência que nos levou a pagar por determinados serviços que podiam ser feitos em casa. Pelo menos, a minha opinião é “o saber não ocupa lugar” e não custa nada sermos minimamente auto-suficiente para o caso de enfrentarmos uma emergência – o que não imaginei foi que um dia iria levar a expressão emergência verdadeiramente à letra!

 

Portanto, se nunca pensaram em aventurar-se em certo tipo de rituais de beleza ou de auto-cuidado, este é o momento de arregaçar as mangas e aventurar-nos.  Os tempos são de reflexão e de paragem (obrigatória) e, se uma das queixas mais frequentes nas mulheres em geral é a falta de tempo para cuidar de si, eis a oportunidade para inverter o ciclo. É a momento ideal para estabelecer rotinas e rituais que antes, com a pressão, passávamos à frente.

 

Os passos do meu ritual quando quero cuidar um pouco mais de mim e com um pouco mais de tempo:

 

1. ESFOLIAÇÃO | Acrescento um esfoliante de corpo e de rosto ao banho. Um passo importante, pois vai contribuir para eliminar as células mortas. Para um efeito mais relaxante, optem por escolher um produto a base de óleos, com aromas e odores do vosso agrado.

Hoje em dia, encontram facilmente gamas inteiras de produtos para uma experiência semelhante à de um Spa. Existe para todos os gostos e carteiras.

 

2. HIDRATAÇÃO |Entre o champô e o condicionador, acrescentar uma máscara de hidratação de cabelo, não precisa de ser muito tempo. Aliás, as minhas máscaras de cabelo precisam apenas de 3-4 minutos para fazer o seu efeito e tenho três variedades: hidratação; nutrição e reconstrução. Cada uma com o seu objectivo específico. Para se informarem melhor, aconselho a pesquisarem acerta do Cronograma Capilar que faz milagres a qualquer tipo de cabelo, seja qual for o seu estado.

Podem ficar a saber como evitei um corte radical ao meu cabelo apenas com cuidados capilares feitos em casa aqui. E também sobre o meu cabelo actual neste post.

 

3. ROSTO MIMOS EXTRA I | Uma máscara de rosto faz milagres por nós, dependendo do vosso tipo de pele e necessidades, existem várias ofertas no mercado. As minhas favoritas são as: detox, hidratantes e de rejuvenescimento. Uma dica: durante o tempo de actuação das máscaras, podem fazer outras coisas; dobrar roupa, arrumar uma divisão da casa, etc… Não precisam ficar paradas e a stressar! 😊

 

4. ROSTO MIMOS EXTRA II | Após a máscara, proceder ao ritual sem passar nenhum passo: tónico, sérum, creme de olhos e de rosto.

Dica: Foreo Luna 2 é um aparelho elétrico de limpeza de rosto, um investimento já antigo e que compensa muito. Um melhor amigo na hora de lavar o rosto, garantindo uma limpeza em maior profundidade, assim como melhora o grão da pele, ficando com uma aparência mais fina e suave. A limpeza da pele em condições é essencial para terem uma pele bonita, cuidada e para que tudo o que coloquem a seguir seja devidamente absorvido e, consequentemente, surta os efeitos desejados. Não adianta ter os melhores cremes ou os mais caros se não valorizam este passo básico de cuidados com o rosto.

  • Conheçam um pouco mais da história da minha pele neste post.
  •  

luna foreo 2 cuidados de rosto limpeza de pele

 

Entretanto, em tempo de quarente é preciso aceder ao nível acima e acrescentar outros cuidados que temos habitualmente, mas a quem pagamos para nos fazerem, mas também esses podem ser feitos em casa:

 

1. PEDICURE | No meu caso, eu tenho um aparelho da Philips específico para pés, mas antes disso, tinha sempre uma lima de pés. Os calcanhares, sobretudo, precisam da nossa especial atenção e, para isso, convém não esquecer a hidratação. Eu implementei um hábito que é: antes de dormir, colocar creme também indicado para pés e, de seguida, calço umas meias - o calor ajuda na hidratação extra. Já experimentaram? Em Bruxelas, a água é bastante calcária e, como tal, a nossa pele, cabelos, etc., acaba por se ressentir com o tempo, nomeadamente ficamos com a pele bastante seca.

 

2. MANICURE | Bem sei que estávamos todas habituadas ao conforto do verniz gel para manter as unhas bonitas durante mais tempo, porém sempre nos acomodamos que tanto para fazer, como para retirar recorríamos a uma profissional, certo? Contudo, se agora montar todo um kit de verniz gel é casa seja mais difícil – embora não impossível – veja como – retirar a tempo de evitar o pior está ao alcance de todas nós – ver vídeo com explicação – e depois é só manter uma manicure básica e um verniz transparente se não quiserem correr grandes riscos ou perder muito tempo.

 

3. DEPILAÇÃO | neste momento tenho depilação definitiva, contudo sabemos que não significa zero pelos o que facilita muito essa parte. Se aparece algum pelo indesejada, neste momento, basta-me passar com a lâmina. Mas antes, fiz muitas vezes a depilação em casa com recurso a um aparelho de depilação elétrico. Quem for avesso à dor, tem a opção dos cremes depilatórios e da “clássica” gilette.

 

4. SOBRANCELHAS E BUÇO | Pelo amor de Deus, não deixem as coisas escalar, façam a manutenção do que têm com a pinça e nada de cera nestas zonas, ok? Tira um ou outro de cada vez é muito mais simples do que ter que resolver um problema acumulado de dias e dias.

 

5. COLORAÇÃO CAPILAR | Entenda-se pintar os cabelos brancos. Também é possível fazer em casa, mais fácil para quem pinta a raíz por completo e tem o cabelo de uma cor apenas. Como não é o meu caso, eu decidi falar com a minha cabeleireira em Portugal, pedir conselhos antes de fazer asneira e espero em breve trazer (boas novidades) a esse respeito.  

 

Lembrem-se que é tanto mais simples quanto forem cuidando todos (ou quase) os dias um pouco de vocês. Assim, o meu conselho é simples: manter tudo em dia e não deixar chegar ao caos, pois nesse momento nem vontade temos sequer para fazer nada, para além de ser muito mais difícil para nos, que não tempo formação e simplesmente nos desenrascamos em momentos de emergência e porque precisamos igualmente de mais tempo. Manter a regularidade e não precisam fazer tudo no mesmo dia.

 

 

Todavia, agora que passamos muito mais tempo em casa, de segunda a domingo, eu obrigo-me a mim (e aos outros a respeitar) a tirar parte de um, regra geral, o domingo, para fechar-me na casa de banho e cuidar de mim. Muitas vezes, tenho companhia ou visitas, mas imponho regras. 😊

Para mim, um banho “a valer”, cara lavada e roupa lavada fazem, sim, milagres!

 

Vamos ter dias bons e menos bons, completamente normal e devem aceitar ambos, pois faz tudo parte do processo. Porém, devemos ter atenção e fazer um esforço por alimentar bons hábitos e rotinas de cuidado connosco próprias. Só assim conseguirão ter força para ultrapassar os dias menos bons e dar valor aos bons.

 

Tenho a certeza que saíremos muito mais fortes de tudo isto, mais independentes e auto-suficientes e... mais donas do nosso tempo. Será? Eu gostava muito! 

 

UA-69820263-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.