Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Passatempo | Tapada Nacional de Mafra | As viagens dos Vs

03.02.16 | Vera Dias Pinheiro
Já vos tinha falado da Tapada Nacional de Mafra, quando, em Dezembro passado, lá estive na inauguração do Comboio de Natal. Tinha sido a primeira vez que a visitava e vim de lá completamente rendida com muita vontade de voltar e, especialmente, de levar toda a família comigo:

"a cerca de 40 minutos de carro de Lisboa, saímos completamente do radar citadino para entrar numa floresta encantada que nos obriga a esquecer tudo o resto, pois até os telemóveis ficam sem rede.... O contacto directo com a natureza e com os animais são a grande mais valia deste espaço, onde miúdos e graúdos (re)vivem aquilo que de mais genuíno existe, como por exemplo, saltar em cima das folhas secas caídas no chão, descobrir os animais escondidos e que vão dando um ar da sua graça à medida que se vão sentindo confortáveis com os olhares curiosos de quem por ali passa, ou viver qualquer outro tipo de experiências ligadas à natureza e ao ar livre e que a própria Tapada de Mafra nos proporciona." (era assim que descrevia a Tapada Nacional de Mafra - vejam o post completo aqui). 

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza

E no fim-de-semana passado tive finalmente essa oportunidade, mais do que isso, tive a oportunidade de lá passar o fim-de-semana e, claro, desta vez não fui sozinha, fomos os três (quase quatro). Assim que lá chegamos, juntamo-nos à Mafalda (Eye Love Fashion), à Ana&Vera (Save the Date), a Rita (Rita Sevilha - Weaving) e, no domingo, à Susana (Wild Flowers Fotography) - e respectivas famílias - pois, melhor do que irmos os três, só mesmo juntando um grupo de amigos, muitas crianças, que tornassem aquela experiência ainda mais divertida e especial e assim foi!

O Vicente assim que soube que ia ver animais no fim-de-semana, não falou mais noutra coisa - ainda que ele tenha pensado inicialmente que iria encontrar girafas, golfinhos e hipopótamos - depois, quando lá chegou, percebeu que, para além dos animais, podia andar de um lado para o outro, em liberdade e em completo espírito de exploração e isso foi... a cereja no topo do bolo!

A Tapada Nacional de Mafra dispõe de uma oferta muito vasta em termos de actividades e  de experiências que disponibiliza, durante todo o ano, aos seus visitantes. De acordo com a altura do ano, é possível que as actividades mudem, afinal, estamos em contacto com natureza e acabamos por tirar um maior partido se soubermos aproveitar o que ela tem para nos oferecer em cada momento.

Só para terem uma ideia de como pode ser um dia ou uma tarde passada na tapada, vejam o que andamos a fazer:

No sábado, começamos, a seguir ao almoço, com o Atelier de Apicultura, onde ficamos a saber quase tudo sobre o admirável mundo das abelhas.
Só a título de curiosidade: sabiam que o pólen é um excelente suplemento alimentar, rico em proteínas (contém cerca de 40%), aminoácidos livres, vitaminas, incluindo o ácido fólico e o complexo B?! E o seu efeito é tanto mais poderoso se for consumido logo que acordamos em jejum.

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + apicultura

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + apicultura

De seguida e logo ali próximo, tínhamos o comboio à nossa espera para nos levar numa magnífica viagem pela floresta, que nos permite conhecer os animais que nela habitam.

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + animais + comboio da tapada de mafra

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + animais + comboio da tapada de mafra

Por fim, e para terminar a nossa tarde, esperava-nos o espectáculo com as Aves de rapina. Foi muito giro descobrir algumas curiosidades sobre aqueles animais. A Mãe Natureza é capaz de nos surpreender todos os dias, e a diversidade de espécies (Bufo real, águias e - a preferida do Vicente - a coruja da Lapónia) e de hábitos e características destas aves são disso um belíssimo exemplo, para crianças e graúdos!!!
Já, agora, sabiam que a Tapada recolhe aves para recuperação, muitas delas devido a maus tratos?
Pois é! Foi muito interessante toda a explicação que nos foi dada no final.

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + animais + aves de rapina

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + animais + aves de rapina


No domingo, a parte da manhã estava reservada para o Baptismo Equestre - eu limitei-me a assistir ao entusiasmo com muitos andavam pela primeira vez a cavalo.

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + animais + cavalos + actividades equestres

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + animais + cavalos + actividades equestres

E a seguir ao almoço, foi a vez da iniciação ao Tiro ao Arco. Eu estive sossegada até me virem buscar para experimentar e segundo parece tenho jeito. Quem sabe não será um hobby a ponderar no futuro...

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + iniciação ao tiro ao arco

Tapada Nacional de Mafra + Eventos + Save the date + acitvidades em família + mafra + natureza + floresta da Tapada + iniciação ao tiro ao arco

Quero deixar uma nota muito importante, porque a par com todas estas experiências, há um conjunto de profissionais que nos acompanham e que merecem ser aqui mencionados, ou não fosse o factor humano também determinante para o nosso grau de satisfação neste tipo de coisas.
Todos eles foram muito simpáticos, com imenso jeito para interagir com as pessoas, com paciência e bastante dedicados, além de uma genuína paixão pela vida na Tapada, que conseguem transmitir integralmente a quem a visita! Sem dúvida que todos nós aprendemos muitas coisas nestes dois dias.

Mas isto é apenas uma amostra dentro de toda a oferta que a Tapada Nacional de Mafra disponibiliza e que podem consultar aqui.

E agora, vem aí a parte melhor!!!!

As viagens dos Vs, em conjunto com a Tapada Nacional de Mafra e a Save the Date - a responsável pela organização de todos os eventos que decorrem naquele espaço - temos para oferecer 3 VOUCHERS - Oferta 1 Pack Circuito Encantado.

*Pack circuito encantado inclui as actividades de circuito de comboio + espectáculo com Aves de Rapina + Atelier de Apicultura (duração 3 horas).
Este voucher é válido para uma pessoa, que pode usufruir do mesmo até 31.12.2016, mediante disponibilidade e marcação prévia.

E aquilo que têm que fazer é:

- Fazer like na página de Facebook d' As viagens dos Vs;
- Ser seguidor(a) do blog As viagens do Vs;
- Fazer like na página de Facebook da Save the Date;
- Fazer like na página de Facebook d' Tapada Nacional de Mafra;
- Enviar o questionário abaixo com os seguintes dados:



O passatempo vai decorrer até ao dia 10 de Fevereiro, até às 00h00, sendo o resultado conhecido no dia 11 de Fevereiro, apurado através do random.org.


Participem! Partilhem e boa sorte!!!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.