Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Páscoa: Os coelhinhos de Páscoa mais deliciosos já estão na mesa!

Recriamos uma receita de queques de cenoura para a Páscoa.

11.04.20 | Vera Dias Pinheiro

queques de cenoura para a páscoa

 

Desde que entramos em confinamento que temos passado muito tempo na cozinha. Para além da necessidade, cozinhar tem sido uma terapia, mas também uma maneira de ter a família toda junta numa actividade descontraída e que nos permite interagir uns com os outros.

 

Na verdade, acho que é desta forma, mais descontraída e até lúdica, que temos que levar estas tarefas que são uma obrigação diária, especialmente quando existem crianças. E se há ponto positivo em estar em casa 24 horas por dia é ter tempo para realizar essas tarefas precisamente com mais calma e tranquilidade do que antes. Afinal, já não há pressa para sair de casa, não existe pressão de horários e nem limitações. Podemos dar-nos ao luxo – sim, ter tempo é mesmo um luxo, porque antes vivíamos frustrados com a falta dele para tudo – de planear a vida com outra calma, de variar, pesquisar e, na maioria das vezes, inventar na cozinha. Ao fim destes dias todos já não resulta comer sempre a mesma coisa. Quem está comigo?

 

Porém, desenganem-se se acham que isso obriga a passar mais tempo na cozinha, no processo e depois a arrumar. Eu só invento e só sigo receitas que sejam simples, que tenham ingredientes “banais”, fáceis de encontrar, especialmente nesta fase que vivemos e, acima de tudo, que sejam rápidas, portanto, que não usem e abusem da lista de ingredientes. Desta forma, quando virem uma partilha minha de comida ou qualquer outra coisa, podem confiar que o processo todo não me levou mais do que uma hora. Até porque se queremos cativar a companhia e o interesse dos mais pequenos, tem mesmo que ser tudo muito rápido e simples de se fazer.

 

Portanto, durante estes dias, o perfil de Instagram da Filipa Gomes tem sido uma das minhas inspirações, pois encontro receitas com muito poucos ingredientes e, no que toca aos bolos, tem aquilo o que eu chamo de receitas de “chávena”, pois a chávena é a medida para tudo.

 

E foi lá que encontrei precisamente a inspiração de hoje e a pensar já na Páscoa. São estes queques de cenoura muito fofinhos que lembram o coelhinho de Páscoa e que são muito fáceis de fazer e muito saborosos. Os nossos não ficaram perfeitos de aspecto, devido a problema técnicos: devia ter untado as formas que foram ao forno e não tinha as forminhas de papel para os colocar e nas quais o Vicente a Laura poderiam desenhar a carinha do coelho.

ACS_1454 (1).JPG

 

ACS_1455 (1).JPG

 

ACS_1456 (1).JPG

 

Ainda assim, foi uma actividade muito divertida de fim do dia e para a qual bastou apenas a minha supervisão e o manuseamento do forno, claro. Mas é tão fácil, mas tão fácil que uma criança com a idade do Vicente já se desenrasca praticamente sozinha.

decorações para queques para a páscoa

 

decorações para queques para a páscoa

 

Quanto à receita - e com os créditos à autora da mesma - podem consultar directamente aqui com a lista de ingredientes e modo de preparação. Quanto às decorações, o mais importante é mesmo usar a imaginação e, acima de tudo, deixar que as crianças sintam que são elas a dirigir e a ser responsáveis por algo. Por aqui tem resultado, pelo menos.

 

A Páscoa celebra-se já amanhã. Por aqui, já temos o cabrito temperado e os coelhinhos de Páscoa acabaram de chegar, temos igualmente um semi-frio no frigorífico que rezamos para que solidifique, posto isto, acho que já não falta tudo. Verdade?

 

Apesar de tudo que se mantenha a fé a as tradições. Uma Páscoa Feliz!

UA-69820263-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.