Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Páscoa Em Confinamento: As Receitas E As Tradições Que Conseguimos Manter!

A Receita De Cabrito Da Minha Mãe E A Sobremesa Difícil.

13.04.20 | Vera Dias Pinheiro

receitas e tradições de páscoa em quarentena

 

Foi um domingo de Páscoa diferente do planeado e, por aqui, tal não se deve apenas ao corona vírus e ao isolamento social, mas sobretudo por ser a primeira vez que o passamos sem a minha mãe. Nestes dias, era ela quem colocava toda a gente a mexer, que temperava e cozinha como ninguém o prato principal. E como tudo o que é muito bom, uma pessoa nem sequer pensa em mexer ou fazer diferente.

 

Por esse motivo e como forma de colmatar um pouco a ausência tínhamos programada a vinda da minha irmã e família, a Bruxelas. As crianças estavam numa excitação e cheias de planos e nós contentes por podermos estar juntos em sua homenagem. Contudo, cedo percebemos que o com o avançar da situação face ao corona vírus, o mais certo era essa viagem não vir a acontecer, tal como se veio a confirmar.

 

Com as crianças mentalizadas, ainda que inconformadas, a ideia de passar um domingo de Páscoa como qualquer outro dia estava completamente fora de questão. E o plano foi fazer o melhor com o que tínhamos ao nosso alcance, mas para mim o melhor era conseguir manter as nossas tradições de Páscoa. Numa fase delicada de habituação a falta de uma figura tão importante, sinto que conforta o Vicente e a Laura seguirmos os passos da avó, como se assim conseguissem sentir a tal presença que eu tantas vezes tento que percebam.

 

Assim, cedo encomendamos o cabrito, que fizemos questão de temperar de véspera e de deixar marinar. No dia seguinte, foi directo para o forno, ao qual juntamos as batatas no forno. Todavia o nosso dia começou por uma parte importante: a caça aos ovos! Não tínhamos ovos, mas explicamos que, face as circunstâncias, os próprios coelhinhos da Páscoa também tiveram as suas dificuldades em seguir a tradição à risca.

ideias decoração de mesa páscoa

 

ideias para almoço de páscoa

 

De seguida, fomos para a cozinha onde passamos muito tempo os quatro. Eu decorei a mesa, os pequenos puseram a mesa e o pai teve um importante papel na cozinha: não só na preparação do cabrito, como também na execução de uma sobremesa única e especial para este almoço de Páscoa.

receita de cabrito para domingo de páscoa

 

Este semifrio que vêm na imagem e de aspecto cinco estrelas, estava realmente delicioso. E ficou tal e qual o vi na fotografia da receita. Porém, somos principiantes no mundo dos semifrios e a consistência final durou escassos segundos apenas, os necessários para tirar a fotografia e passar rapidamente para uma taça a seguir. O nosso erro pode ter um (ou dois) motivos: o facto de usar queijo Filadelphia Light e não o normal ou na consistência das natas batidas. Digam-me vocês se tiverem experiência neste tipo de sobremesas. O que acham que pode ter corrido mal?

receita de semifrio para páscoa casal mistério

  • Outras doçarias:

 

 

Naturalmente que passamos igualmente muito tempo entre videochamadas com amigos e família, mas isso é algo a que já estamos habituados. Quem vive expatriado ou emigrado aprende a viver sempre com um bocadinho de saudade sempre presente.

 

Entretanto, aproveitamos o resto da tarde para fazer uma sessão de cinema a quatro, com o filme da Vaiana, e terminamos a jantar novamente naquele ambiente acolhedor e especial que tínhamos conseguido criar para o domingo de Páscoa. Ficamos felizes por ter conseguidos tornar este dia especial e não foi por não termos convidados que não se decorou a mesa, que não se vestiu uma roupa especial, que não se brindou e se comemorou a ressurreição de Jesus. Afinal, Ele vive!

 

Partilhar com vocês este dia em família, sabendo que actualmente todos nós vivemos momentos difíceis e de afastamento de pessoas muito importantes, é mostrar que, independentemente disso, vale a pena colocar um sorriso no rosto e fazer com que o momento presente valha pena, pelos seus filhos, mas não só, por si própria também.

 

Onde se semeia esperança, fé e amor, colhem-se coisas boas no futuro e estes são tempos de plantar bons sentimentos.

UA-69820263-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.