Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Onde comer: Restaurantes em Monsaraz

02.07.18 | Vera Dias Pinheiro

ACS_0852-1024x683.jpg

As sugestões de restaurantes em Monsaraz foram muitos e era impossível, em apenas três dias, dar conta do recado. Na verdade, ir ao Alentejo é, à partida, saber que vamos comer bem, é saber igualmente que o nível de hidratos de carbono vai andar no limite ou, então, levante a mão quem consegue resistir ao pão alentejano e ao azeite - em bom rigor, eu resisti, mas só eu sei como....

Mas voltando ao nosso roteiro gastronómico, todos os restaurantes que visitamos foram uma boa surpresa. Cada um com o seu estilo, mas todos exímios na qualidade das suas cozinhas e numa próxima ida a Monsaraz vou, sem dúvida querer repetir alguns deles. mas comecemos o nosso roteiro pelos restaurantes em Monsaraz:

  • Restaurante São Lourenço do Barrocal, Monsaraz

 

Esta herdade é mágica, tem uma identidade muito própria que transmite tranquilidade e calma. O restaurante em particular tem a particularidade de ter uma esplanada e todo um espaço ao ar livre, onde as crianças se entretém e deixar os adultos com alguns momentos a mais de calma durante uma refeição. Outra das particularidades é a qualidade dos ingredientes que são de agricultura biológica e que são extremamente bem confeccionados. Eu comi uma salada de legumes com puré de ervilhas, após uma sopa de funcho e gengibre, ao nível da melhor confort food que possam imaginar.

Este restaurante é especial e, por isso, foi o eleito para assinalar o jantar de aniversário do pai. Num ambiente intimista, staff amável e ambiente cinco estrelas. Sem dúvida, a repetir.

  • Mercearia Gadanha, Estremoz

Com a visita ao mercado de Estremoz no sábado de manhã, optamos por ficar ali a almoçar. Por sugestão de uma amiga, tínhamos reserva feita na Mercearia Gadanha que, como o nome indica, é também uma mercearia, em conjunto com o restaurante. À entrada, encontram uma selecção única de produtos alentejanos, sem esquecer os azeites e o vinho, claro.

Aqui, sugiro que vão com a ideia nos petiscos (tradicionais). É uma experiencia boa e não tanto um restaurante onde esperar doses generosas de comida. E talvez por isso, possamos achar um pouco caro para a quantidade de comida que servem. Mas é tudo excelente e é um restaurante obrigatório para está de visita à região.

  • Restaurante Sem Fim, Monsaraz

 

É sinónimo de passeio a pé a pé desde o Hotel Rural Vila Planície, pois é mesmo ao lado. Preservando o lagar que foi em tempos, ainda conseguem encontrar vários dos seus elementos percorrendo as várias salas, juntamente com uma galeria de arte. É, sem duvida, o restaurante com mais personalidade que visitamos, a tranquilidade da vista para um campo sem fim, a comida de excelente confecção e tipicamente alentejana tornam aquele momento muito agradável. Ir ao restaurante Sem Fim é uma experiência também cultural e cheia de histórias para contar.

  • Restaurante Sabores de Monsaraz

 

Foi o restaurante mais recomendado por vocês. Situado mesmo por baixo do Castelo de Monsaraz é privilegiado pela sua vista, mas a melhor forma de descrever este restaurante é dizendo que é “como entrar na cozinha da nossa avó”. Desde a sopa de legumes de antigamente, com carne, que os miúdos devoraram em segundos, até aos pratos de carne suculenta de comer e chorar por mais. Tudo com o aspecto caseiro típico da cozinha da nossa avó!

Ir ao Alentejo é comer bem, mas é também sinónimo de ser bem-recebido e acolhido com simpatia e de sorriso no rosto. As crianças são bem acolhidas e dá-se sempre um jeito para que tenham uma refeição do seu agrado. Resistimos às sobremesas, todavia, não havia barriga que conseguisse chegar até lá. Regressamos (ainda mais) com a certeza que somos igualmente conquistados pela barriga.

Muitos outros restaurantes ficaram na nossa lista e as vossas sugestões foram preciosas. Permitiram-nos descobrir restaurantes em Monsaraz maravilhosos que nos proporcionaram, aos quatro, momentos únicos em torno de uma mesa. Sem duvida que também se descobre um local através da sua gastronomia. Não concordam?

Boa noite! 

UA-69820263-1