Onde Comer: entre o concelho de Nelas e Viseu!
Restaurante Zé Pataco, Canas de Senhorim
Foi o primeiro restaurante que conhecemos e é a alternativa que recomendo para as refeições de almoço e jantar para quem fica alojado nas Casas do Lupo. A cerca de cinco minutos do alojamento encontram um restaurante familiar, simpático e de boa comida caseira. Não terão dificuldade em encontrar soluções para as crianças e vão ficar agradavelmente surpreendidos com o preço.
O Zé Pataco foi particamente a nossa “cantina” naqueles dias, onde é tudo bom, desde os pratos de peixe aos de carne que provamos, bem como as sobremesas que guardámos para o último dia..! Os miúdos adoram a canja e eu aproveitei para comer peixe. Atenção às doses, que são bem generosas!
Restaurante Quinta de Cabriz, Carregal do Sal
Um pouco mais distante, mas mesmo assim perto de Nelas, fomos visitar a Quinta de Cabriz. Visitamos um pouco da quinta, a loja de vinho e o restaurante. Fomos muito bem-recebidos e a comida, mais uma vez, deliciosa e as doses, novamente, generosas. Neste restaurante já sou capaz de vos deixar uma ou duas sugestões: um prato de carne, a vitela e, para sobremesa, a tarte de amêndoa. Levem espaço porque vão comer muito (e) bem!
Restaurante Bem-Haja, Nelas
Simpático, acolhedor, boa comida e um buffet de sobremesas a que podem tentar resistir, mas não aconselho, pois são caseiras e muito boas. Este restaurante é uma excelente escolha para quem procura pratos típicos da região. E se quiserem muito uma sugestão, eu posso dar… provem o cabrito, sim? E já agora, não se esqueçam do pudim de bolacha (e tentem não repetir mais do que uma vez). Excelente seleção de vinhos, também.
Brunch no Aromático 54, Viseu
Domingo que é domingo, é dia de Brunch e mesmo em férias, seguimos viagem até Viseu para ir conhecer o Aromático 54. Depois de um passeio pelo centro da cidade, para abrir o apetite, fomos à descoberta deste espaço. Aos feriados, sábados e domingos é servido brunch!
Moderno, simpático, acolhedor e com um menu em que o difícil é a escolha. Entre as panquecas e os ovos, é preciso é ter vontade para comer. Tem menu infantil simpático e sumos naturais do dia que vale a pena provar.
E, mais uma vez, não se entusiasmem. Para aqueles lados, as doses são generosas e vocês não vão querer desperdiçar nada! Partilhem e abram uma excepção para se permitirem comer de tudo um pouco sem peso na consciência.
Todos estas opções são diferentes e todos elas valem a pena. Repetimos mais vezes o restaurante Zé Pataco pela comodidade de estar apenas a cinco minutos das Casas do Lupo e, com crianças pequenas, permitiu ajustar os horários e rotinas sem grandes problemas.
A gastronomia da região é muito boa, o vinho para acompanhar também e ainda bem que o tempo chegou para fazer umas corridas matinais.