Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

O Uso de Máscaras em Crianças | As explicações da enf. Ângela Baptista

O que dizem os profissionais de saúde sobre as máscaras e as crianças

13.05.20 | Vera Dias Pinheiro

covid-19 as crianças devem usar máscara

 

 

Sofremos uma pandemia que nos obrigou ao isolamento social devido à enorme facilidade de propagação da Covid-19. De um dia para o outro, a nossa vida mudou 180 graus e fomos obrigados a readaptar-nos dentro de casa. Passaram-se praticamente oito semanas e o esforço, neste momento, é o do caminho inverso: o do desconfinamento!

 

Um dos temas sensíveis é o do regresso à escola por parte das crianças, especialmente as mais pequenas para quem manter a distância social não é das tarefas mais fáceis. Mas também já percebi nem todos os países têm adoptado as mesmas medidas. Recebi testemunhos da Suiça e da Dinamarca, por exemplo, em que os cuidados são ao nível da higiene, com o esforço de manter a distância social possível e sem máscaras. Pelo que o regresso à escola tem sido pacifico - sempre dentro daquilo que é a realidade que vivemos no presente – e, e isto é o mais importante, que as crianças estão felizes. Na minha opinião, o melhor indicador de todos para aferir se algo está a ser bom para os nossos filhos ou não. Certo?

 

Não vou entrar no âmbito dos estudos que têm sido feitos e quais a teses a circular que têm mais força acerca da propagação da Covid-19 e a relação com as crianças. Contudo, o meu esforço tem sido o de aprender mais e não tanto o de consumir todo o tipo de informação que circula quer na comunicação social, quer nas redes sociais. Questiono o porquê de certas e, acima de tudo, nas decisões que tomo, tenho que perceber porque é que é assim. Tem que fazer sentido para mim.

 

Na minha opinião, o mais importante é que estejamos confiantes nas decisões que tomamos, sejam elas quais forem. Obviamente que associadas ao bom senso e, acima de tudo, à responsabilidade individual e para com filhos.

 

E, neste tema da Covid-19, o facto de as coisas correrem mais ou menos bem depende muito da atitude de cada um de nós e dos nossos comportamentos em sociedade, seja em confinamento ou não, algo que se estende aos nossos filhos. Muito antes do impormos (ou não) o uso de máscara, parece-me de extrema relevância ensinarmos e educarmos os nossos filhos para o tema da higiene, do lavar as mãos, do estar nos locais públicos, pois isso é determinante. Uma máscara mal-usado é apenas mais uma fonte de contaminação que dispensamos.

 

Não podemos esperar que a escola lhes ensine isso nesta fase em que todos estamos concentrados em minimizar todos os riscos de possível contaminação. Aliás, é até um dever que temos para facilitar o trabalho dos professores e auxiliares e, consequentemente, tornar esta nova realidade escolar o mais natural possível.  

 

Entretanto, o meu instinto aconselha-me sempre a procurar os profissionais e especialistas em cada matéria para que sejam eles a falar sobre os diferentes temas. E nesse sentido, e até para entender o que está realmente em casa e qual a melhor abordagem a ter com as crianças acerca da Covid-19, que pedi ajuda à enfermeira Ângela Baptista.

A enfermeira Ângela Baptista é especialista em pediatria e, portanto, pareceu-me a pessoa mais indicada para falar sobre este assunto

Neste sentido, convido-vos a ler os seguintes slides. Espero que de alguma forma vos esclareça e ajude nesta fase em que vivemos com tantas dúvidas e receios.

 

 

 

  • Vídeo sobre o correcto manuseamento da máscara: assistir

 

 

 

 

UA-69820263-1