O privilégio de almoçar em casa | Receita Prática Vegetariana
Chamo-lhe privilégio pois, para além do lado óbvio da poupança em termos financeiros, eu controlo aquilo que como e, acima de tudo, sei de onde vêm os ingredientes. E eu não sou nada aquela pessoa que se aborrece por fazer refeições sozinha – seja em casa ou fora – mas também não sou a pessoa que perde imenso tempo a cozinhar.
Somos uma família de quatro, sem ajudas externas, mas ainda assim com uma preocupação com aquilo que comemos e com a forma como confecionamos. O que me tornou, digamos assim, numa “mestre do improviso” e do reaproveitamento. Quando não existem sobras do jantar do dia anterior, o meu almoço é invariavelmente algo rápido e prático, que não me tome muito tempo para conseguir fazer render o meu dia o mais possível.
Neste sentido, os desafios da Nobre muito têm contribuído para pôr a minha imaginação a funcionar. Pois, com uma oferta de produtos e de alternativas proteicas para incluir nas refeições, acabam por ser, muitas vezes, um recurso no dia-a-dia. Contudo, não podemos (nem devemos) sentir-nos limitados pelo que temos à nossa frente. E se, há alguns meses atrás, as salsichas de peru da Nobre foram um ponto de partida para chegar até aos crepes (sem glúten) com espinafres, desta vez, com o novo lançamento das Especialidades Vegetarianas de Soja e Tofu, seria possível pensar em alguma coisa diferente?!
Talvez… 😊 E para começar, optei por experimentar fazer algo de diferente com as Especialidades Vegetarianas de Soja. Ora vejam:
Especialidades Vegetarianas Nobre Vegalia de Soja com cebola caramelizada e legumes
- Legumes Assados no Forno
Confecção:
- Cenoura
- Alho Francês
- Courgette
- Abóbora
- Brócolos
- Cortar os legumes em pedaços pequenos e dispor num pirex que possa ir a forno (pré-aquecido a 180 graus). Temperar a gosto (eu gosto de usar sal, pimenta, curcuma e mistura de ervas aromáticas), sem esquecer o azeite. Depois, o truque para o sabor é mesmo colocar as mãos na massa e envolver bem os legumes no tempero. Levar ao forno com o cuidado de, de 10 em 10 minutos, ir mexendo. Assim que estiverem assados ao vosso gosto, retiram e reservam. No meu caso, gosto que eles fiquem bem tostados.
- Especialidades Vegetarianas de Soja Caramelizadas:
Cortar 1 cebola roxa grande em tiras, não muito finas, para evitar queimar. Entretanto, numa frigideira antiaderente, colocam o azeite, de forma a cobrir todo o fundo, onde colocam toda a cebola ainda antes de começar a ficar muito quente. Em lume brando e com muita paciência, deixar a cebola cozinhar aos poucos, à medida que liberta a água e adquire uma consistência mais mole e tom acastanhado. No meu caso, eu não uso açúcar. Chamo-lhe caramelizada pois a cebola roxa é mais “doce” do que a normal e, desta forma, fica ainda mais doce. Por fim, juntam as especialidades vegetarianas e deixam “cozinhar” para ganhar o sabor da cebola.
No final, é só empratar e desfrutar! Mais simples impossível e, modéstia a parte, fica bem gostoso! 😊
Num esforço contínuo, que eu admiro, a Nobre tem feito um trabalho verdadeiro e preocupado com as diferentes necessidades de todos nós, inclusivamente com a oferta cada vez maior de alternativas à carne. Portanto, juntam-se à gama Nobre Vegalia as Especialidades Vegetarianas de Soja e Tofu, uma fonte alternativa de proteína, sem corantes e conservantes, sem glúten e sem lactose.
E, depois de as provar de diferentes maneiras, posso dizer que o sabor é bastante saboroso – posso dizer também que a minha mãe, que não aprecia as salsichas e que, nem tão pouco, é uma grande fã de carne, apreciou bastante esta novidade. E sei o quão difícil é criar um produto com estas características, cumprindo todos os requisitos e estando 100% apto para uma alimentação sem proteína animal, sem sacrificar o sabor! Portanto, deixo-vos a dica.
Bom Apetite! E fico a aguardar o vosso feedback a esta receita.
P.s: Queria ainda deixar uma nota de algo que, para mim, foi muito importante. As embalagens, em vidro, possuem um rótulo que se destaca na totalidade no momento em que abrem a embalagem. Desta forma, permite a sua reutilização de imediato para uma outra finalidade. Sem passar pelo drama que é arrancar todos os vestígios de cola e papel. Muito bem! 😊
*Esta receita contou com o apoio da marca Nobre.