No partilhar é que está o ganho [Coisas que eu e o Vicente temos em comum]
08.03.16 | Vera Dias Pinheiro
Os dias frios continuam, parece que o Inverno mais rigoroso veioagora, precisamente quando já se aproxima do seu fim - esperamos nós.Mesmo nos dias mais solarengos, o frio e o vento são bastante agressivos para anossa pele. Os cuidados com a nossa hidratação devem ser (bi) diários: de manhãe à noite. Pelo menos, por aqui é assim e parece ser um hábito que o Vicentetambém já adquiriu, pois é, muitas vezes, ele próprio que nos lembra que faltacolocar o creme ou, então, já aconteceu, ir dar com ele a pôr o creme a sipróprio.
Os três anos são o espelho de muita vontade em fazer tudo sozinho,de não deixar que ninguém interfira ou faça por ele alguma coisa, seja com assuas próprias coisas (como por exemplo, o vestir, o tomar banho, o calçar-se, otratar da sua higiene, etc), seja, na vontade e no prazer que tem em fazeralguma coisa que nós lhe pedimos. Fica radiante quando consegue "cumpriruma tarefa", seja ela qual for, completamente sozinho. Está a crescer,está definitivamente a crescer e cada vez mais independente.
Confesso que, quando me limito apenas a observá-lo a brincar,quando ouço as suas conversas, as suas respostas ou me deparo com determinadasatitudes e que apercebo do quão crescido está, até dá para sentir um certoaperto no coração. Sim, no fundo, nós queremos mesmo acreditar que osnossos filhos vão ser sempre pequeninos e que vão andar sempre agarrados a nós,mesmo sabendo que na realidade não é assim.
Confesso que, quando me limito apenas a observá-lo a brincar,quando ouço as suas conversas, as suas respostas ou me deparo com determinadasatitudes e que apercebo do quão crescido está, até dá para sentir um certoaperto no coração. Sim, no fundo, nós queremos mesmo acreditar que osnossos filhos vão ser sempre pequeninos e que vão andar sempre agarrados a nós,mesmo sabendo que na realidade não é assim.
Outra coisa de que gosta muito é quando percebe que tem algumacoisa igual à mãe ou ao pai. Com o pai são as roupas. Como ele adora vestircamisa como o pai, gosta tanto que quando assim é, não diz que vai para aescola; no dia em que veste camisa, ele vai para o trabalho. Já comigo acontecetambém partilhar algumas vezes, alguns cremes com ele, especialmente agora quepreciso de uma hidratação extrema e que não tenho usado produtosespecificamente para grávidas, mas sim, optado por cremes bem gordos ehidratantes. E, neste momento, por exemplo, estamos os dois a usar a gamaXémose da Uriage. Ele ficou com o creme de rosto e eu com o do corpo - aoqual tenho misturado ainda umas gotas de bio-oil e nem imaginam como fica suavee macia a nossa pele - e até agora - 35 semanas e 5 dias -e nada de estrias!
O Vicente, por sua vez, apesar de não ter uma pelepropriamente atópica, é muito seca, especialmente nas pernas, ao passo que norosto costuma ficar com uma rosácea em cada bochecha, duas coisas que pioram emdias de muito frio, vento ou, então, de muito calor. Não podemos mesmodescuidar-nos de lhe pôr um bom creme hidratante a seguir ao banho e no rostoantes de sair para a rua. O stick da Uriage já é uma grande ajuda e anda sempre na mochila dele; em casa, estamos com este creme de rosto da gama Xémose.
O creme que estou a usar chama-se Xémose Cérat Relipidante anti-irritações para uma pele com secura cutânea extrema e prurido. A grande vantagem é ser composto por 25% de manteiga de Karité, o que permite uma nutrição intensa da nossa pele, sendo próprio para toda a família, desde o bebé até ao adulto.
O Vicente tem o Xémose creme de rosto indicado para pele seca, fragilizada e com desconforto. Este creme é de rápida absorção e actua por 24h, retirando aquela sensação de repuxar à pele, deixando-a suave e nutritiva. E mais uma vez, pode ser partilhado por toda a família.
Para as pessoas com problemas específicos de Dermatite Atópica, fiquem a saber que esta linha da Uriage tem muitos outros produtos, todos eles indicados para ajudar a tornar o vosso dia-a-dia mais agradável, melhorando e até evitando a sensação de pele sempre demasiado seca e de prurido. E para quem quiser informar-se um pouco mais e até mesmo de acompanhar a sua evolução, lembro que foi criada uma aplicação completa e personalizada - a ATOPEDIA - que podem descarregar para o vosso telemóvel ou tablet (para saber mais, consultem aqui).
Fica a dica! :)