Na semana passada, quando fui buscar o Vicente à escola - como faço todos os outros dias - olharam para mim e disseram imediatamente: "A mãe já está mesmo com cara de grávida!". Eu sorri como forma de resposta e fiquei a pensar naquilo... Afinal, o que é ter cara de grávida?!
É verdade que ando a dormir muito menos do que deveria; também é verdade que ando muito cansada e que este mês de Janeiro tem sido bastante exigente; também é verdade que naquele dia tinha ido de cara completamente lavada, algo que não me favorece muito - quase nada - nesta fase, deixando à vista tudo isto em cada traço do meu rosto. Mas ainda assim, a expressão "cara de grávida" é muito usual, não apenas comigo, como em tantas outras grávidas.
|
Cara de grávida de 29 semanas e 3 dias! - 23 de Janeiro de 2016 |
Parece ser um fenómeno que para muitos é bastante evidente - ao contrário do que acontece com a grávida. Mas, afinal, o que querem dizer com isto: estarei mais gorda ou inchada?! Será que estou mais bonita ou, afinal, mais feia?! Será o pano da gravidez, as manchas que os outros já vêem e eu ainda não?! Serão as hormonas??!!!
Para mim vai ser sempre um mistério. Acho que com o Vicente, já só mesmo no final é que ouvi isso, e sim, nessa altura, haviam diferenças: um nariz inchado e uns lábios carnudos (pena que não ficaram assim), porém logo a seguir, dei entrada na maternidade em trabalho de parto!
No entanto, desta segunda vez, a cara de grávida é algo que vem desde que demos a notícia de que estava à espera de bebé novamente. Foram algumas as pessoas que reagiram imediatamente com um: "eu bem sabia, a tua cara andava diferente!" - a sério, diferente logo às 8/9 semanas?!
Afinal, o que é isto da cara de grávida? Vocês sabem?!
Bom Dia.