Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Lavar o cabelo todos os dias? Certo ou errado?

12.05.15 | Vera Dias Pinheiro



Aposto que há por aí mais pessoas a lavar o cabelo todos os dias. Estou certa ou estou errada?!
No meu caso acaba por ser uma necessidade. Eu faço exercício fisico de segunda a sexta-feira e ao sábado ainda levo o Vicente à natação. Não sei alguém consegue ir ao ginásio, treinar e não transpirar ou, então, que consiga manter o cabelo impecável a seguir. Eu não consigo, por isso, eu lavo o cabelo T.O.D.O.S os dias. Nem coloco outra hipótese, pois a alternativa é deixá-lo suado, molhado e feito em fanicos depois de ter estado amarrado com elásticos. E estou completamente convencida de que é muito melhor para a saúde do nosso cabelo tê-lo limpo (ainda que isso implique as lavagens diárias), que mantê-lo sujo (pois é assim mesmo que ele fica). 
Mas faço-o em consciência, porque conheço os fundamentos para evitar as lavagens frequentes, por exemplo, que os cabelos ficam mais fracos, que estimula a produção de oleosidade e que favorece a queda do cabelo.
No entanto, o mais importante é analisarmos o nosso estilo de vida e as necessidades que temos e, depois, perceber que temos que ter mais cuidados e preocupações. Então vamos lá por partes:

O que é que eu preciso saber quando lavo o cabelo todos os dias?


1. Que o deves lavar com água fria ou morna. Deves evitar os extremos: a água muito quente vai ressecar o cabelo e a água muito fria vai torná-lo oleoso;
2. Que deves enxaguar BEM o cabelo quando o estás a lavar. Deves evitar ao máximo deixar restos dos produtos no cabelo. Isso vai deixá-lo pesado e sem vida, para além, de dificultar o seu crescimento;
3. Que não vais dormir com o cabelo molhado. Vais passar sempre com o secador para tirar o excesso de água;
4. Que também não vais sair de cabelo molhado para a rua. Os cabelos molhados atraiam a poluição e sujidade que paira no ar;
5. Por fim, MAS não menos importante, que tens que escolher o shampoo e amaciador indicado para ti. Optar preferencialmente por produtos livres de sulfatos e recomendado para lavagens frequentes (que são shampoos mais leves).


E o que é isso dos sulfatos nos shampoos?

Um shampoo/amaciador sem sulfatos quer dizer que lhe foram retirados os componentes pesados que agridem o cabelo. Isto é, que removem a protecção do fio, ressecando e provocando o frizz ou a quebra.
Sendo assim, são menos agressivos, que não ressecam e alteram as propriedades do nosso cabelo.
Esclarecidos?

Quanto a marcas, hoje em dia, já existem muitas alternativas e para todas as carteiras. Vou deixar-vos aqui, como exemplo, os que já usei e aprovei:

1. L'Oréal EverStronger
O que diz a marca: shampoo fortificante que injecta força no cabelo desde a primeira lavagem.





2. RUSK Deep. Color Hydrate Sulfate Free Shampoo:
O que diz a marca: shampoo sem sulfatos que protege a cor e repõe a humidade natural, enquanto suaviza os cabelos quebradiços.












1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.