Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Lanches Saudáveis Na Escola : Como Preparar?

Dicas Para Uma Lancheira Saudável Dos Seus Filhos Por Uma Nutricionista

14.09.20 | Vera Dias Pinheiro

Lanches Saudáveis para a escola

 

Com o regresso às aulas, mesmo à nossa frente, muitas preocupações começam a surgir no cérebro dos pais, entre as quais onde ir buscar ideias para que os lanches saudáveis na escola. E ainda que, este ano em particular, a maioria das preocupações estejam ligadas à pandeia que estamos a tentar ultrapassar, há uma coisa que não podemos deixar mesmo para uma preocupação secundária, é a alimentação da nossa família. Especialmente, quando, de certa forma, ambas as coisas estão interligadas, algo que tem vindo a ser objecto de vários estudos, inclusivamente por parte da DGS ou chamadas de atenção por parte de entidades como a UNICEF.

 

E, dado ser um tema do meu interesse, pareceu-me importante e útil a todos nós, trazer o conhecimento técnico de uma nutricionista. Continuem a ler este artigo para ficar a par das sugestões da Dra Ana Banza no que toca à preparação de lanches saudáveis para a escola.

nutricionista Ana Banza Lanches escolares saudáveis

 

Lembre-se que, de algum modo, esta pode-nos ajudar a ultrapassar toda esta situação, com mais defesas possíveis e os sistema imunitário mais forte e sobretudo as crianças. Pois, por mais que expliquemos e tentemos criar hábitos e rotinas de lavagem de mãos, evitar contactos, manter distanciamento, etc... sabemos que crianças, são crianças, certo?

 

Como Preparar Lanches Saudáveis Para Os Seus Filhos?

 

Por isso aqui vai uma ajuda para tentar que pelo menos no que toca a um bom aporte de defesas nutricionais, estejam seguras e os vossos filhos mais saudáveis (e protegidos).

 

Antes de pensar em lanches escolares saudáveis, muito importante e diria que até mais importante que tudo, é começar o dia com um bom pequeno-almoço. Nunca, mas mesmo nunca saírem de casa sem o pequeno almoço tomado, que até se envia uma marmita bem completa nutricionalmente, depois logo come. NUNCA!!

E o pequeno-almoço pode ser bastante variado desde que contenha:

 

Princípios Para Um Pequeno-Almoço Saudável:

 

1 lacticínio, ou bebida vegetal para quem não tolera lacticionios

+

1 fonte de cereais, que podem estar na forma de pão, ou cereais de pequeno almoço, (Ex: granola, papas de aveia, etc, dependendo do gosto da criança)

+

1 peça de fruta

 

Como Preparar Lanches Escolares Saudáveis:

 

Acima de tudo é importante que seja algo que as crianças gostem, não vale a pena enviar uma super lancheira recheada de produtos saudáveis, se a criança não gosta do que lá vai dentro. Desta forma, vão arranjar maneira de não o comerem e até, muitas vezes, ganharem cada vez mais aversão a determinados alimentos. É muito importante que as lancheiras sejam feitas e conjunto com as crianças, numa espécie de “negociação”! - Estão a perceber? :)

Abaixo, irão encontrar algumas sugestões de alimentos que podem ir numa lancheira escolar saudável - que obviamente têm de ser adaptados aos gostos da criança.

 

FRUTA SEMPRE

  • Este é o alimento que melhor se pode colocar numa lancheira e havendo tanta opção de fruta, não será difícil a criança escolher uma. Pode ser qualquer fruta, em idade infantil, não deveremos ter muita preocupação na quantidade de açúcar que determinada fruta tem, muito menos calorias! Partindo do princípio que se trata de uma criança saudável, sem nenhuma limitação nutricional. Havendo situações como a diabetes e algumas intolerâncias alimentares, o melhor é recorrer a ajuda de um profissional. 

 

UMA FONTE DE PROTEÍNA:

  • Pode ser queijo simples do tipo Limiano magro (cortado aos cubos pequenos por exemplo);
  • 1 a duas fatias de fiambre de aves;
  • 1 ovo cozido, de galinha, ou cordoniz;
  • 1 iogurte - hoje em dia, mesmo para quem tem algum tipo de intolerância à lactose, já há várias opções no mercado.

 

UMA FONTE DE CEREAIS:

  • Pão (de cereais, ou de mistura, ou de alfarroba... cortar apenas o branco, refinado);
  • Bolachas “saudáveis”, ou seja, sobretudo que não sejam recheadas, com chocolate, etc. Hoje em dia existe uma oferta muito grande no mercado, é uma questão de a pessoa está atenta aos rótulos e ao gosto da criança. É verdade que a oferta menos saudável é a maior, mas das outras também existem (ex. bolachas marinheiras, bolachas de cereais, bolachas de arroz / milho, quem ser recheadas com manteiga de amendoim, como se fosse uma sandes, a maio parte das crianças adora.

 

LEGUME:

  • Cenoura em palitos que podemm por exemplo, mergulhar no iogurte;
  • Tomate cherry. Podem, por exemplo, fazer uma mini espetada juntando o queijo e pepino (algumas crianças gostam).

 

Dica: Os lanches para escola devem ser preparados com as mesmas opções do meio da manhã e da tarde. O ideal é não repetir o mesmo alimento e gerir a quantidade e o tipo de alimente de acordo com o período do dia. Neste sentido, faz mais sentido que a criança coma a sua sandes à tarde, em vez de o fazer a meio da manhã. É nesse período que ela precisa de um maior reforço para a maior quantidade energia que precisa.

 

Preparar Lanches Saudáveis Para a Escola: CONCLUSÃO        

 

Esta deve ser a base de qualquer marmita. O que não impede que, durante a semana, possa ir acrescentando um “miminho”. Por exemplo, uma fatia de bolo caseiro, frutos secos.

Há quem acredite que estes "miminhos" devem estar sempre presentes por serem alimentos saudáveis, mas não. O ideal é que sejam consumidos de forma controlada, pois facilmente passam do limiar do saudável para o seu oposto. Ainda assim, uma boa sugestão é a preparação das conhecidas "bolas energéticas” - sugestão de receita de Bolinhas Energéticas.

nutricionista Ana Banza Lanches escolares saudáveis

 

 

  • Snacks e Lanches Saudáveis | Ideias:

Barra de Cereais Homemade

Biscoitos de Aveia e Laranja

Rochedos de Aveia, Coco e Mel

 

 

 

Gostaram deste artigo?

Deixem nos comentários, outras dúvidas ou perguntas que gostassem que a nutricionista Ana Banza vos respondesse. 

Entretanto, se ainda não conhece o seu trabalho, convido-vos a dares uma vista de olhos no site e no seu perfil de Instagram.

 

 

Bom regresso à escola! 

 

 

UA-69820263-1