Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Faltam (apenas) 6 Dias Para O Natal! Dá Para Acreditar?

18.12.19 | Vera Dias Pinheiro

decoração de natal com pinheiro natural

Não, não dá! Enquanto setembro foi um mês demorado e pesado, os que se seguiram voaram num sopro! E nisso, passou-se um semestre desde que chegamos a Bruxelas. Foram mudanças de país, foi uma mudança de casa, foi uma mudança radical de rotinas, de língua, de hábitos, foram escolas novas com todos os desafios inerentes, foi (para mim) mais uma mudança pessoal e profissional. Pois, se eu achava que iria ser uma continuidade, a verdade é que não é e levei tempo a abraçar (novamente) a mudança com aquela sensação de recomeço e batalhar por tudo mais uma vez.

 

E, entretanto, apercebo-me que o natal é já na próxima semana e se as decorações em casa contarem como preparativos para a quadra natalícia, então, nem tudo está perdido. Ainda assim, desde que decidimos desprender-nos do lado material desta época do ano que vivemos mais alheados do stress, da correria e do tempo perdido nas filas das lojas e dos centros comerciais e da própria confusão – só me apanham na confusão do supermercado às compras para a consoada!

 

Para nós, esta altura do ano é para passear, para estar com os amigos e com a família, ainda que este ano seja típico e que eu ainda não tenha caído bem em mim que iremos passar o natal em Bruxelas. Sem dúvida, que uma das coisas das quais irei sentir mais falta é da presença da minha mãe e dos seus cozinhados.

 

Ainda assim, é preciso ser-se pragmático e encarar as fases da vida como elas são. No fundo, é fazer o máximo com o que vida nos vai proporcionando e, por isso, o mais importante é não resumir a nossa vida, o nosso estar, o fazer ou o dizer a uma altura do ano em particular. A paz que sinto por estar perto dos meus o máximo que posso ao longo de todo o ano e de dizer tudo aquilo que sinto, permite-me encarar com serenidade este natal diferente e, ainda assim, deixar que a magia aconteça pelas crianças, mas também por nós.

 

Decorar esta casa foi importante, porque fê-la um bocadinho mais nossa, uma casa da qual gostamos tanto e que sentimos que nos estava destinada. A maioria das decorações remonta há já alguns anos atrás, todavia todos os anos acrescenta-se algo novo com significado especial para nós. Das nossas viagens trazemos uma lembrança natalícia. Temos adereços, por exemplo, vindos de Trim, na Irlanda, de Verona, na Itália, de Bruxelas, de Helsínquia e de Estrasburgo e esperamos ter muitos mais.

decoração de natal com pinheiro natural

 

presepio de natal peruano pequeno

 

decoração de natal com pinheiro natural maison du monde

 

decoração de natal com pinheiro natural

 

Contudo, a grande novidade é o nosso pinheiro de natal. Inspirada pelas minhas recordações de infância dos natais passados em casa dos meus pais, muito marcadas pelos pinheiros naturais – só bem mais tarde é que os meus pais optaram por comprar um pinheiro artificial e acho que foi um pouco por nós que queríamos um daqueles pinheiros perfeitos, grandes e farfalhudos…

Deste modo, hoje um dia que me cruzei com uma empresa chamada Sapin de Noel Bruxelles que, para além das entregas em casa gratuitamente, um pinheiro comprado é sinónimo de dez plantados. Achei a ideia super gira, o pinheiro era daqueles de revista e o preço simpático. Dos dois modelos – Nordmann e o Épicéa – optei pelo segundo. Longe estava eu de me lembrar dos cuidados que tendo um pinheiro natural em casa, era preciso ter-se. Quer dizer, regar, basicamente!

pinheiro de natal natural sapin de noel bruxelles

decoração de natal com pinheiro natural

 

 

Pelo que percebi – só mais tarde do que o suposto - os melhores são os pinheiros Nordmann e o melhor é pedir sem base e metê-los num vaso ou suporte que permite meter água. Se assim não for, aviso já que assistem ao “despenar” dos ramos do pinheiro na totalidade mais cedo que o suposto e não é nada bonito!

 

E, pronto, enquanto ainda se decidem os últimos detalhes da ementa, pela casa já se respira natal. Falta apenas o cheiro das filhós, do bolo rainha e do bacalhau para completar. O resto, contamos com as novas tecnologias para fazer do longe perto e para manter os corações de todos o mais quentinho possível!  

 

Já agora, quem é que se lembra da nossa decoração no natal passado? Seguimos viagem, mas antes tínhamos deixado a nossa assim.

 

Festas Felizes!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.