Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Essenciais para uma casa (e família) organizada

Por Onde Deve Começar Para Ter A Sua Vida E Família Organizadas!

05.06.20 | Vera Dias Pinheiro

dica para ter uma família e uma casa organizadas

 

Existem pessoas e famílias que se organizam na desorganização, mas eu não sou nada assim, admito! Aliás, as semanas e os dias que começam sem aquele planeamento básico, acabam por se tornar sempre confusos e pouco produtivas. O que, por sua vez, acaba por ter um efeito negativo em mim, na própria gestão das tarefas domésticas e na harmonia familiar.

 

Neste sentido, eu sou completamente a favor da organização semanal. Porém, não pode ser também algo rígido e completamente fechado. Eu dira que sou a favor da “orientação da semana” para permitir a flexibilidade e o improviso, porque semana sim, semana sim, há sempre algo que acontece e muda os planos. Verdade?

 

Da minha experiência, posso partilhar com vocês o que funciona melhor. Nesse sentido, a forma como nos organizamos melhor para uma semana mais tranquila é quando reservamos parte do fim-de-semana para preparar a semana seguinte: compras de supermercado para não haver faltas de nada para os snacks da escola, almoços, etc.; organização das refeições, nunca me adaptei às ementas propriamente ditas, mas preparo acompanhamentos e um prato de carne e outro de peixe e, claro, a sopa. E, no que toca à parte pessoal, a segunda-feira é o meu dia para me organizar e planear.

 

planificador familiar semanal apagável

 

O sucesso de uma boa organização semanal está em:

  1. Planear a vossa semana, de acordo com a dinâmica da vossa própria família. O que funciona com uns, não funciona com outros e, por isso, ao quererem copiar o modelo de uma família, não estão a arranjar a solução para a vossa;
  2. Envolver toda a família no processo. Assim, evitam uma das desculpas mais frequentes: “Eu não sabia!”;
  3. Tornar esse planeamento visível e, assim, estão a evitar a segunda desculpa mais frequente: “Eu não vi!”.

 

Dividir as responsabilidade e tarefas entre todos.

À medida que o Vicente e a Laura estão a crescer fui introduzindo junto deles a responsabilidade sobre algumas coisas. Por um lado, estou a dar-lhes autonomia, algo que a Laura, em particular, aprecia muito. E, por outro, a responsabilidade e a noção da causa-consequência e são raras as vezes em que eu vou atrás, fazer “por eles”. Sou muito exigente, até para que percebam o porquê de eu não conseguir brincar tantas vezes ou tanto tempo com eles como gostaria. Se quiserem, posso fazer um outro post sobre a nossa divisão de tarefas em família.

 

As vantagens mais evidentes desta nossa organização familiar são:

  • Menos discussões em família;
  • Menos pressão sobre uma só pessoa da família;
  • Menos esquecimentos quanto aos compromissos importantes, actividades e etc da semana e de cada elemento da família;
  • Sobra mais tempo para estar em família.

 

Este é o nosso planificador familiar – adquirido na Ludilabel – tem as dimensões ideias para nós e é magnético. Por isso, podem colar na porta do vosso frigorifico. Neste formato, é possível escrever, apagar, voltar a escrever ou fazer todas as alterações possíveis. Sabem tão bem quanto eu como é dia-a-dia com crianças é inconstante!

 

Estes planificadores da Ludilabel têm a vantagem de poder personalizar ao vosso gosto – se gostaram, tenho uma boa notícia para todos. Com o meu código promocional IN-PT-VERA têm 10% de desconto  em todo o site! 

 

E, por falar em filhos, eu fiz uma selecção de outros artigos, no site da Ludilabel, que, na minha opinião, são de ter em stock em casa, a partir do momento em que os nossos filhos entram para a escola.

 

poster educativo conjugação ludilabel

autocolantes reflectores Ludilights ludlilabel

 

 

 

Para mim, as etiquetas para têxtil e marcar objectos são para ter em stock o ano inteiro e não apenas quando começa a escola. Para além disso, é bom ter os tote bags, a minha opção para levar coisas para a escola, personalizados com o nome de cada um e o meu contacto, assim com sacos também personalizados para guardar coisas na própria escola, no caso dos mais pequeninos - vejam a secção Têxtil no site. Depois, algo que faz muito sentido aqui na Bélgica são os autocolantes reflectores, as Ludilights, para as mochilas, bicicletas, etc, e, por fim, os posters educativos, o nosso tem com a tabuada.

 

tote bag criança personalizado Ludilabel

 

Não se esqueçam, com o código IN-PT-VERA têm acesso a 10% de desconto em toda a loja LUDILABEL! É completamente seguro e com soluções práticas e rápidas para o nosso dia-a-dia, desde a casa, à segurança e, claro, as crianças. Uma das seccções de que gosto muito é também a das etiquetas para os recipientes de cozinha, brancas ou em ardósia, reutilizáveis.

 

Acreditem que, depois de conhecerem esta loja online, vão querer ter a vossa vida, os vossos filhos e a vossa cozinha toda organizada, etiquetada e arrumada... (risos!). 

 

 

*Este post foi escrito em parceria com a marca Ludilabel.

 

UA-69820263-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.