Em Lisboa: Onde comer e ter uma vista incrível sobre o rio Tejo?
Lisboa está a mil a todos os níveis. E eu deixei de conseguir acompanhar o ritmo frenético com que abrem, por exemplo, os restaurantes por aqui. O turismo, os negócios próprios, as inspirações que se trazem de fora têm feito renascer Lisboa com novos espaços, ou são os bairros mais antigos que se reinventam e trazem mais jovens ou são modelos de negócios novos e polivalentes, como é o caso do Lacs, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, em Alcântara, de frente para o rio Tejo e com a Ponte 25 de abril a fazer enquadramento.
Para mim, o Lacs era apenas um espaço de co-work, longe andava eu dos finais de tarde da cidade e dos rooftops, que nem me apercebi que o Lacs era também um dos locais mais trendy do momento. No seu último andar, encontram o ZAZAH Good View, de um lado. para beber um copo e petiscar qualquer coisa a acompanhar e, do outro, um novo restaurante de inspiração asiática, de nome ŌKAH, com o chef Bruno Rodrigues à frente da cozinha.
Se falam em comida asiática, já sabem, que eu estou lá. Adoro! Adoro! Por isso, aceitei o convite para conhecer o espaço e experimentar alguns pratos do menu. Mas antes de passar à comida, deixem-me que vos fale um pouco do espaço.
A viste privilegiada para esta zona da cidade de Lisboa é, logo à partida, um motivo que nos convence a ir até ao ŌKAH. Depois, a ideia particular de juntar uns contentores e fazer deles um restaurante, é muito peculiar e a decoração torna o ambiente cosy. Gosto muito deste lado “moderno” e diferente com que se apresentam. Totalmente inesperado do que podem imaginar.
Depois, passamos ao menu. Entradas, prato principal e sobremesa. Iniciamos o almoço com uma entrada de amêijoas (as amêijoas mergulhadas no refrescante molho de Garam Masala) e sopa de Quiabo, de seguida, e como prato principal provamos um prato de carne (Gulosos lombinhos de borrego neozelandês) e outro de peixe (Dourada grelhada com molho de tamarindo), como acompanhamentos, havia Arroz Basmati com côco e sementes de sésamo e legumes salteados. E o toque asiático prossegue até às sobremesas e uma mesa destas a partilhar por quatro pessoas deixou um espacinho para provar algumas das iguarias da carta. E, também a partilhar, tivemos direito a Ananás grelhado com canela e gelado de Yuzu e a Cones de bolacha com recheio de creme de côco queimado doce…. simplesmente di-vi-nal!!!!
A parte deste convite, fiquei com vontade de voltar e não é apenas um restaurante para as noites quentes. Os contentores estão todos equipados com janelas e ar condicionado para adaptar o espaço as condições do tempo. A vista, essa, está sempre garantida e seja à hora de almoço, seja à hora de jantar, vale sempre a pena respirar esta vibe especial da cidade de Lisboa.
"ZAZAH GOOD VIEW Bar & Lounge e o Restaurante ŌKAH são duas boas descobertas, que apresentam uma arquitectura contemporânea e industrial, em harmonia com o espaço de cargas e descargas dos transportes marítimos do Porto de Lisboa e a luz envolvente, que caracteriza o brilho da cidade."
- Fotografias do Espaço:
"Gastronomia única, intensa e sofisticada são alguns dos adjectivos que caracterizam a diversidade da carta do ŌKAH. Um restaurante internacional, contemporâneo e com um toque asiático."
Os pratos...
Coisas de que gostei muito, a parte de tudo isto, de não estar no centro da confusão, de ter facilidade para estacionamento, de não estar inundado de turistas, de ser possível alguma calma e tranquilidade durante a refeição. Com tanta oferta, acabamos por ir sempre aos mesmos locais ou, então, temos muita dificuldade em reservar uma mesa ou não ter que esperar horas por uma.
Já desafiei o meu marido para ir comigo, porque acho que vai gostar também. Adoro a inspiração asiática e o facto de poder comer com qualidade e ate de forma saudável… sim, é um critério que tenho válido como qualquer outro, verdade? Lá se foi o tempo em que almoçar ou jantar fora era sinónimo de excepção à regra. 😊
Eu sinto que já vai sendo preciso escrever sobre estes sítios que vou descobrindo e de que gosto, para não ficar a indecisão de cada vez que pensamos em ir almoçar ou jantar fora. E, por falar nisso, como é que vocês fazem? Recorrem ao google para descobrir os restaurantes ou estão atentos às redes sociais?!
Fica a sugestão! Bom fim-de-semana.