Do nosso fim-de-semana #17
12.09.16 | Vera Dias Pinheiro
Deste nosso fim-de-semana, em que os dias ainda têm um sabor a verão, mesmo que já se perceba que terminam mais cedo e que já sabe bem ter um casaco à mão quando saímos de casa de manhã bem cedo e ao final do dia. Eu devo dizer que estou feliz com as temperaturas mais amenas, os passeios tornam-se mais agradáveis e poupam-nos a algumas irritações próprias de um bebé pequenino que sofre com o calor em demasia.
Eu ando com uma vontade imensa de fazer coisas diferentes com o Vicente, de lhe mostras locais que nunca viu, porque está mais crescido e mais questionador sobre o que se passa à sua volta e, porque acho as suas vivências já vão começar a ficar guardadas na sua memória para mais tarde recordar. E, assim, vivemos os fins-de-semana sempre numa dualidade entre o ter que descansar e o querer aproveitar ao máximo do tempo que temos em família.
E deste nosso fim-de-semana, trazemos um passeio por um festival diferente, multicultural e num sítio fantástico, onde poucas vezes vamos, e uma gelataria diferente que encontramos por acaso e muitos mimos.
- Festival TODOS - Caminhada de Culturas - que começou no dia 8 de Setembro e terminou ontem. Um festival diferente, criado em 2009, para promover o diálogo e o contacto entre culturas diferentes e entre pessoas de diversas origens e gerações. Os vários eventos, que faziam parte do programa, decorreram em vários locais nos Campo Mártires da Pátria.
Nós conseguimos visitar a exposição de fotografia no antigo Palácio do Patriarcado, meio abandonado, velho, mas cheio de alma! Adoramos.
Em frente, no jardim, estava uma pequena feira gastronómica, que apelava aos nossos sentidos olfactivos, com tantas delicias de vários cantos do mundo ali concentradas. Fora os espectáculos e as actividades para família e crianças que estava ao decorrer ao mesmo tempo.
Tenho um gosto especial por esta diversidade cultural e devo dizer que é onde me "sinto em casa". Adorei e, no próximo ano, de certeza que vamos repetir a visita.
- E, mesmo ali ao lado, com uma fila de espera enorme, estava a Gelataria Mú - gelados 100% artesanais e de tradição italiana, ou não fossem os seus donos um jovem casal italiano, da cidade de Verona (oh Verona..... <3 ) - onde encontram várias opções, por exemplo, sem lactose e sem glúten e vários sabores, cujo objectivo é "dar a provar a a tradição italiana com sabor português" - e, por isso, podem contar com sabores tão portugueses como o figo ou o pêssego do Algarve.
A simpatia contagia e, se são apreciadores de gelados, devem mesmo experimentar - os gelados ou, porque não, uma famosa Gouffre de Liége - já sabem como sou suspeita quando falo disso!
Foi exactamente o tipo de programa de fim-de-semana que nos enche as medidas. E, agora, já estamos de regresso às rotinas, para mais uma semana - e eu com a sensação que, ao segundo filho, o tempo passa ainda mais rápido e não gosto nada disso!
Boa semana.