Colaborações | Psicóloga Tatiana Louro | 7 Dicas para acabar com o caos matinal!
27.10.16 | Vera Dias Pinheiro
O desejo de qualquer família com miúdos é poder começar o dia com calma, sem stress. Contudo, pelas mais variadas razões isto nem sempre é pacífico de acontecer e é frequente começarmos, logo de manhã, com discórdia, amuos, gritos e quem sabe, até choros. Ou seja, em plenos caos matinal.
Como esta é uma preocupação da maioria de nós, decidimos preparar para vocês a nossa “receita da felicidade” para que tudo corra, senão sob rodas, bem melhor do que está a acontecer e que o dia fluía mais descontraidamente. Ora, aqui vai. Tomem nota:
Preparem o máximo que conseguirem na noite anterior:
Ainda que possa parecer estranho uma manhã sem stress começa na noite anterior. É verdade! É fundamental que o sono D`Eles e o nosso esteja em ordem. Se pensarmos, facilmente compreendemos que os miúdos (e mesmo nós) fazem mais birras quando não têm o sono em dia sendo mais fácil cooperar quando estão tranquilos e empaz. Desta forma, deite-os e deitem-se cedo.
Média de sono:
Para terem uma referência crianças com menos de um ano devem dormir sensivelmente 15/16h, de um a três anos de idade 12 a 14h, dos três aos seis 10 a 12h e dos 6 aos 12 anos 10 a 11h. Deve estar a passar-vos pela cabeça que tem que os deitar mesmo mais cedo, certo? Eu percebo que as rotinas da noite normalmente com a historinha, o lavar os dentes e o deitar demoram tempo mas, na verdade, este ponto é fundamental para que no dia a seguir tudo se desenrole melhor. Acreditem, é uma questão de organização.
- Deixem quase tudo pronto. Faz uma diferença gigantesca pois na manhã seguinte todos os minutinhos são preciosos porque como sabem aparece sempre mais alguma coisa para fazer ou tratar.
Nós e Eles:
- Acordem cedo e tratem primeiro de vocês. É sem dúvida uma sensação de que começamos a ter tudo controlado e de que o dia vai correr bem. Ficamos mais bem-dispostas(os) e disponíveis para nos dedicarmos verdadeiramente a Eles;
- Liguem-se a Eles e façam com que se vistam antes de tomar o pequeno-almoço. Quando falo em ligarmo-nos refiro-me à oportunidade de logo de manhã trabalharmos o vínculo e de os fazermos sentirem-se importantes e especiais. Pode ser acordar com beijinhos, dar um abracinho apertado ou até quem sabe fazer um ataque de cocégas. São pequenos truques que os ajudam a ter mais vontade de cooperar. E é tãaaaao bom! Na verdade, é muito importante que se vistam antes de irmos para a mesa porque muito dos nossos miúdos demoram eternidades para comer e assim é bem mais fácil não nos chatearmos e tomarmos com calma o pequeno-almoço em família.
Organização:
Manter o foco. Não dispendam tempo em tarefas menos importantes para cumprir com sucesso a rotina da manhã. Tudo o resto pode esperar. Na verdade, quanto mais formos fiéis a estes procedimentos melhor vai correr a saída de casa e quem sabe ainda nos sobram uns minutinhos para fazermos aqueles “nadas” que nos sabem a tanto.
Responsabilidade:
Responsabilize-os por levar as suas coisas e ver o que falta. Mantenha a persistência nesta ordem de tarefas todos os dias… vai ser bem mais fácil criar previsibilidade e eles próprios interiorizarem esta rotina como sendo a sua.
Recapitulando:1.º Deitar cedo
2.º Acordar cedo
3.º Ter tudo preparado de véspera
4.º Trabalhar o vínculo
5.º Vestir antes de comer
6.º Responzabilizar
7.º Persistência
Com tudo pronto… aí vamos nós!
Parece fácil não parece, vamos tentar? Depois contem-nos tudo. Ficamos em pulgas para saber como correu!