Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Colaborações | Enf. Carmen Ferreira | O stress na gravidez e os seus efeitos

03.11.15 | Vera Dias Pinheiro
Os feitos do stress na gravidez, pela enfermeira Carmen Ferreira.

O fenómeno de stress é algo que está na berra nos nossosdias “Prepara os miúdos!; "Vamos chegar atrasados!"; "O teu chefe quer falarcontigo"; "Há um acidente na segunda circular". Este é o ritmo da nossa sociedadee por mais zen que queiramos ser, estamos sempre expostos a algum stress

Ostress é óptimo, pois faz-nos agir em situações de perigo. Mas em excesso éprejudicial e já está mais que demonstrado que é a origem de muitas doenças.Porém, na gravidez, o seu impacto é diferente, apresentando muitasconsequências para a mãe e para o feto que são agora conhecidas e que asmulheres precisam de saber para se protegerem.
A gravidez é um acontecimento fantástico na vida de umcasal, porém acarreta alguns ajustes quer na vida pessoal, quer na profissional, bem como naforma como nos relacionamos connosco e com a nossa família. Estes ajustesprogressivos ao longo de cerca 40 semanas vão preparando o casal para uma novarotina, mas no decorrer há sempre factores de stress (“o berço ainda não chegou"; "a minha sogra quer fazer o enxoval do bebé"; "não tenho seguro activo para omomento do parto”; entre muitos outros). Estas pequenas situações levam ao desgaste dagrávida.
No entanto, o impacto destas situações de stress vai muito mais além do que um simplesdesconforto ou “chatice”, pois a nível físico desencadeia respostas com efeitosnegativos.

O Stress interfere negativamente com:

- A nutrição do feto, que resulta em atrasos de crescimentoe bebés de baixo peso (segundo um estudo do neurologista Richard Newton);
- A parte gastro-intestinal da grávida (que já estádebilitada na gravidez);
- Função cardíaca da mulher (causa arritmias, palpitações,hipertensão, dificuldade em adormecer, dor de cabeça);
- Sistema imunitário, havendo maior probabilidade da grávidacontrair infecções;
- Passagem  de oxigénioatravés da placenta para o feto, podendo originar mais tarde padrões de ritmocardíaco anormais durante o trabalho de parto e problemas respiratórios ànascença;

Sabiam que: Segundo um estudo de Kitziner, a probabilidade deum bebé chorar muito é maior quando a mãe esteve exposta a situações muitostressantes na gravidez?

A forma como lidamos com certos imprevistos/situaçõescomplicadas é fundamental para aumentar ou diminuir o nosso stress, poispodemos encarar estas situações como se fossem o fim do mundo ou simplesmente optar por relativizar, respirando fundo e pensando num plano B. Esta última opção é maisdifícil para certas pessoas e principalmente para as grávidas, porque, como járeferi, estão mais sensíveis e de um simples contratempo pode-se fazer literalmenteuma tempestade num copo de água.

Para além desta sensibilidade aumentada, sabemos que nemtudo é cor-de-rosa na gravidez…Existem situações em que a gravidez pode nãoser desejada, acrescendo assim o factor de stress; ou perda de um familiar; ouaté mesmo o casal mudar de casa e toda a logística potenciar as consequênciasdo stressEfectivamente, o que a mãe sente condiciona não só as suascélulas como as do seu bebé, podendo interferir com o crescimento intra-uterinodo mesmo!

Por isso, deixo-vos aqui algumas sugestões para vos ajudar a lidar melhorcom estes imprevistos, que podem parecer mínimos mas no fundo alteram o nossobem-estar:

Medidas de Alívio de Stress:

- Realizar actividades que lhe dêem prazer;
- Resguardar-se de situações ou contacto com pessoasnegativas;
- Privilegiar momentos sozinha para reflectir (e atéescrever) o que sente;
- Procurar ajuda se perceber que está fora do seu alcanceresolver certos;
- Frequentar grupos de partilha de mães (com com equilíbrio e sempre com espírito crítico para conseguir filtram muita da informação que se partilha nestes grupos);
- Prática de exercício (adequado à fase da gravidez), dadoque ajuda a libertar a serotonina, aumentando a sensação de bem-estar;
- Procure terapias alternativas, fazer meditação, passeiosao ar livre…





Enfª Carmen Ferreira

Enfermeira Carmen Ferreira













Esperemos que estas dicas sejam úteis para vocês
e

que aproveitem o melhor desta fase!


Em caso de dúvidas têm sempre possibilidade de visitar o facebook ou blog para lerem sobre outros cuidados com vocês e com o vosso bebé!

  
UA-69820263-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.