Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Cinco meses de Laurinha nas nossas vidas!

29.08.16 | Vera Dias Pinheiro
A nossa Laurinha - a bochechócas para o irmão - faz (já) cinco meses e, para mim, ela é ainda um bebé. Talvez porque com esta idade o irmão já tivesse feito a introdução à alimentação sólida e ela continue apenas a mamar. Continuamos coladas uma na outra, de noite e de dia. Os nossos dias são em torno dela e dos seus horários e até o Vicente já se habituou a isso. 

Já tinha descoberto as mãos e agora descobriu os pés; levanta a cabeça com muita força porque se quer pôr direita e vira-se com a determinação de quem vai gatinhar cedo. Ainda não dorme a noite toda e isso é o que mais me custa, mas não tanto, como as vezes em que ela chora sem eu saber o porquê e que, por mais coisas que tente fazer, ela continue a chorar até ceder ao cansaço, acabando por adormecer. Uma mãe não deveria sentir-se impotente, não deveria ser incapaz de acalmar o seu bebé, no entanto, há alturas em que tudo aquilo que eu posso fazer é saber esperar - com calma e tranquilidade - até que ela se acalme. 

Porém, é uma bebé que ri muito, muito mais do que chora, que se chateia quando viramos costas e que dá gargalhadas só porque nos ouve a rir. Adoro quando abre os seus braços para vir para o meu colo e a forma como olha para mim depois de mamar. 

É o grande amor de todos nós, o amor que nos uniu ainda mais e o amor que nos faz dar, todos os dias, ainda mais amor ao nosso filho mais velho.

São cinco meses de Laurinha nas nossas vidas <3 Parabéns!






O que esperar de um bebé de cinco meses:

- Fica encantado com as suas próprias descobertas, repetindo-as durante muito tempo;
- Já quase se senta sozinho - é bom deixar que o bebé brinque de bruços, pois isso irá ajudar ao desenvolvimento e fortalecimento dos músculos do pescoço e, para além disso, serve igualmente para treinar o seu controlo sobre a sua cabeça (que ele irá precisar ter quando chegar a fase de ficar sentado);
- Parece que está a conhecer o mundo pela sua boca, pois todos os objectos que agarra leva-os imediatamente à boca para explorá-los;
- É capaz de reproduzir novos sons, mas assobiar e fazer bolinhas com a saliva são os seus preferidos;
- Vai repetir a mesma coisa durante muito tempo e só depois de a conseguir dominar é que irá passar a uma outra;
- Durante este mês aproveitem a hora da refeição para continuar a dar colo e mimo, dado que muito em breve ele passará a sentar-se à mesa com a família e poderá ficar também mais resistente aos beijos e aos abraços;
- E é também provável que comece a demonstrar interesse pela vossa comida.


Nota: Não nos devemos, porém, esquecer que cada bebé tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e que nem todos os bebés crescem e aprendem as fazer as mesmas coisas ao mesmo tempo.

Boa noite!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.