Bruxelles En Route: Mercados De Natal | Estrasburgo
A nossa primeira paragem do nosso roteiro pelos mercados de natal foi em Estrasburgo, a capital da região da Alsácia, e há quem diga que é mesmo o berço desta tradição. Afinal, o primeiro mercado de natal nesta cidade data de 1570 e a cidade ainda não pertencia a França.
E, nesta viagem, o principal objectivo era mesmo desfrutar da magia do natal, mas Estrasburgo é daquelas cidades que vale a pena em qualquer altura do ano. Foi a nossa terceira vez e continuo a gostar tanto de lá voltar. Já agora, sabiam que a Catedral (Notre Dame) de Estrasburgo já foi o ponto mais alto do mundo? Foi mesmo, entre 1625 e 1874. E a sua história é marcada pela alternância entre a posse alemã e francesa, por isso não se admirem se ouvirem por lá falar-se um pouco de alemão.
Estrasburgo é circundada por canais, do rio Reno, e uma das cidades mais encantadores que podem visitar. As ruas pitorescas, a arquitectura tão característica da região da Alsácia. É uma das cidades mais antigas, das mais valiosas e também por isso das mais cobiçadas. Circundada por canais, convida aos passeios pelas suas ruas estreitas, a visitar as lojas de comércio local ou a uma paragem para um chá num dos vários locais.
É importante referir igualmente que, desde 1992, Estrasburgo é a sede oficial do Parlamento Europeu, razão pela qual, uma vez por mês, todos os trabalhos são feitos a partir de lá.
Nesta altura do ano, não existem meias medidas, as casinhas do mercado de natal estendem-se por todo o centro da cidade, o cheiro a vinho quente, o Pain de Épices, a música nas ruas, as luzes e todas as decorações dão uma envolvência e atmosfera ainda mais especial a Estrasburgo.
--- Imagens Em Galeria ---
Diria que entramos em grande neste roteiro pelos mercados de natal, veremos o que nos guardam os próximos.
Informações práticas (aos interessados):
- Viagem de Carro Bruxelas-Estrasburgo: +/- 4h30 (a alternativa é o comboio)
- Custos: 13,60€ no total em portagens e, quanto ao combustível, o meu conselho é que aproveitem para atestar o depósito no Luxemburgo, onde os preços são mais baixos.
- Onde ficar: para nós o mais prático e mais em conta são actualmente os Airbnb. Especialmente, em época-alta, é mesmo a única opção.
- Onde comer: Fazer Reservas antecipadas! Nós tivemos alguma dificuldade, aliás no sábado foi impossível encontrar um sítio para jantar às 19h, imaginem? E com crianças pequenas torna-se muito chato.
Ainda assim, descobrimos alguns locais para “um bom brunch” bastante interessantes:
Os meninos comiam alguma ainda em casa, contudo, para nós, esta refeição acabava por ser um pequeno-almoço/almoço.
Para almoço/jantar:
(Algumas) Iguarias Típicas: Tarte Flambée, Chucrute, Tartiflette e Spaetzle!