Baptizado Vicente e Laurinha | Os preparativos
Pelas poucas fotografias que fui partilhando do baptizado, acho que ficou claro que foi uma cerimónia simples, pequena e, essencialmente, aquilo que eu queria era sentir que aproveitávamos o momento. Pois, embora para quem está de fora, possa parecer tudo muito à pressa, a verdade é que é na minha cabeça que eu vou planeando tudo e, como funciono muito com a minha inspiração do momento, as coisas acabam por não ser organizadas com muita antecedência.
Como vos disse, não queria perder-me nos pormenores, queria mesmo focar-me na essência e no significado do baptizado. Encomendei o bolo com antecedência, preparei as pagelas e as leituras para deixar na igreja na semana antes, tratamos da reserva do restaurante e da escolha do menu com a antecedência necessária.
A certa altura, a minha mãe perguntou-me se não teríamos flores na igreja ou alguma decoração especial no restaurante e eu expliquei-lhe que não, porque efectivamente não queria andar stressada com os detalhes, com mais uma coisa aqui e ali. O que eu queria era que o Vicente e a Laura absorvessem aquele momento, à medida da idade de cada um, e que se vissem rodeados das pessoas que os amam e que, no seu conjunto, fazem a nossa família (de sangue e por afinidade).
Para além disso, estes momentos são nossos, são únicos e são íntimos, algo que, na prática, eu associo à simplicidade e genuidade. Delicadeza em certos apontamentos, mas apenas isso. O resto, somos nós – com a nossa presença e entrega – que completamos a moldura. Por isso, não queria alargar a cerimónia a uma festa muito grande – e, muitas vezes, os convidados só aparecem para a festa, acabando por se desvalorizar o mais importante, a cerimónia.
Portanto, a minha esperança é que este post vos possa servir de inspiração, caso andem a pensar no assunto, porém a adiar devido a todos os encargos inerentes e os mil e um preparativos que têm que tratar.
- Na igreja:
Leituras e Pajelas desenhadas e impressas pela Catarina da Detalhes by Cat.
A inspiração foi o bolo - a primeira coisa a ser pensada e tratada - os tons dourados, as duas pombas e pouco mais. E, em vez de fitas ou agrafos, usei as molas de madeira que já tinha em casa para juntar todas as folhas.
- A vela e toalha, iguais para ambos, e bastante simples foram compradas na loja Pukatuka.
- A roupa do Vicente e da Laura:
Foram vestidos pela Neck & Neck. A ideia era ter uma roupa com alguma cerimónia, mas nada demasiado dispendiosos ou que só usassem uma vez. Neste sentido, numa só ida ao El Corte Inglês encontramos, primeiro, o vestido da Laura e, depois, fui conjugar a roupa do Vicente com a cor do laço do vestido da irmã.
| Imagens em galeria |
- O bolo do baptizado:
Foi feito pela Sandra da Entrebolos. E já vos disse, mais do que uma vez, que a qualidade é incrível, para além da perfeição na execução do que pedimos e com um preço super em conta.
- O almoço após a cerimónia:
O espaço eleito foi no Pateo Alfacinha e acabamos por ficar numa simpática sala só para nós. O nível de serviço e comida foi CINCO estrelas.
| Imagens em Galeria |
- A fotografia:
Ficou a cargo da Sofia, da Lovetography e já sabem que é basicamente a pessoa que está presente em todos os momentos especiais da nossa vida desde a minha sessão de grávida (da Laura). A Sofia é uma pessoa que conta histórias e que não procura a perfeição. E ideia é transparecer quem realmente somos.
- E, por fim, eu…
Cabelo e Make-Up feitos por mim, os sapatos são uns clássicos da Rockport, que já tenho desde o ano passado e que guardo para estas ocasiões (tenho um modelo em preto e este nude). O vestido foi o tal que comprei em Bruxelas, na loja & Other Stories.
No próximo post, mostrar-vos-ei um pouco da cerimónia.
Boa noite.