Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

A primeira menstruação após o parto

29.06.16 | Vera Dias Pinheiro

Após o parto, a mulher irá ter uma perda de sangue, chamada de lóquios, os quais NÃO são considerados menstruação, mas sim, os restos do parto. Na maioria das mulheres que não estão a amamentar, a sua menstruação retoma ao fim de aproximadamente dez semanas. Contudo, nas mulheres que amamentam, a menstruação pode atrasar até cerca de 20 semanas ou mais. Porém, não se deve espantar se estiver a amamentar e a menstruação surgir mais cedo, pois existem diferenças entre cada mulher e os seus níveis hormonais, que são influenciados também pela amamentação.


Quando a menstruação retomar, não estranhem se for irregular e um pouco diferente do que era habitualmente. Algumas mulheres caracterizam a sua menstruação, a seguir ao parto, com mais fluxo, porém, posteriormente, tudo volta à sua normalidade. É importante perceber que nem sempre quando a mulher menstrua a ovulação acontece. Isto é, pode ter a sua menstruação SEM ovular ou pode ovular E menstruar algum tempo depois. É, por isso, importante saber os sinais da ovulação, pois, muitas vezes, nesta altura, aparecem surpresas que se chamam Manuel ou Francisca, não é verdade?! Na consulta de revisão pós-parto, pela 4ª-6ª semana de pós-parto, este é um bom tema para ser abordado e pensar também que tipo de contracepção irão fazer, de acordo com a preferência do casal!


Vamos agora a algumas questões importante:


1. Quando se dá a ovulação no pós-parto?


Quando o bebé faz sucção durante a mamada envia sinais a uma glândula no cérebro que liberta a hormona responsável pela produção de leite. Se a mulher amamentar frequentemente, de forma a produzir grandes concentrações dessa mesma hormona, a ovulação pode ser suprimida. É, claro, que isto também varia de mulher para mulher, sendo ,por isso, difícil prever uma data certa para a primeira ovulação após o parto. A melhor forma de saber se está a ovular é observar o muco cervical (corrimento vaginal normal que a mulher tem no período de ovulação), o qual vai mudando ao longo do ciclo hormonal da mulher e passa por diferentes fases:


Evolução do muco cervical:


Seco = período menos fértil (- -)


Pegajoso = período ainda pouco fértil (-)


Molhado = um pouco mais fértil (+ -)


Clara de ovo = super fértil (++)


2. Amamentação como contracepção: 
Amamentar pode ser um contraceptivo na medida em que inibe a ovulação, como já foi referido. Ainda assim, não é um método 100% eficaz, pois devem cumpridos alguns requisitos, tais como:
- O bebé deve ser amamentado em exclusivo;
- O bebé deve ter menos que 6 meses de idade;
- A mãe deve evitar estar mais do que 4/6 horas longe do bebé, sem amamentar;
- É de evitar usar chuchas que confundam o bebé e atrasem a ida à mama;
- A mãe deve fazer mamadas nocturnas, também de forma frequente.
3. Outros sinais de que a ovulação está a voltar:
- Maior desejo sexual (sim, ele volta meninas! Não se preocupem);
- E, mais uma vez, o aumento do muco cervical, conforme descrito;
- Pode sentir uma ligeira picada no baixo ventre;
- Diminuição da temperatura corporal;
- Tensão mamária;
- Retenção de líquidos;
- Há quem diga que ficamos com T(reinadas) P(ara) M(atar), que se pode manifestar por uma sensibilidade emocional aumentada, que nos aguça o humor, se é que me entendem ;)
Espero que esta informação tenha sido útil para as senhoras no pós-parto, partilhem com as recém-mães, pois ainda existem muitas dúvidas e receios quando a primeira menstruação chega (cedo de mais).
Enfª Carmen Ferreira
UA-69820263-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.