"A minha experiência do retiro espiritual" | Testemunhos Reais #4
"O desejo de fazer um retiro começou quando finalizei o livro “Simplifica a tua vida”, de Rute Caldeira. Para mim, o livro foi marcante e fez um clique para a mudança do meu “ser” e do meu pensamento, logo da minha forma de viver.
Fiz algumas pesquisas sobre retiros, mas ou as datas não coincidiam ou por outra qualquer razão, nunca se concretizou esse desejo. Foi porque não tinha de ser. Assim, em outubro deste ano, recebi um e-mail com novas datas do retiro e o tema do mesmo: de 21 a 23 de dezembro, com o tema Morte e Renascimento.
Pensei que este retiro era mesmo para mim… o ano de 2018 foi um ano de mudança, portanto, de fechar ciclos e abrir novos ciclos.
O retiro durou três dias e foram todos eles dias de aprendizagens, exercícios de respiração, meditação, mas acima de tudo, de estar comigo própria, sem preocupações laborais ou pessoais. Nesses dias pude Sentir, Apreciar e Agradecer.
Sábado à noite foi o momento mais alto do retiro: concerto de taças tibetanas com meditação. Foi uma sensação espetacular, vibrante, sendo para mim, o momento mais surpreendente.
Fizemos exercícios de fechar o ciclo e projetarmo-nos para o novo ano. Fizemos exercícios de auto consciencialização. Foram exercícios esgotantes emocionalmente, mas que ficamos com uma sensação de leveza e de gratidão.
No retiro foi pedido a cada um dizer duas palavras sobre a experiência. As minhas palavras foram perdão e amor. Perdão porque consegui perdoar, aceitar os desafios e os obstáculos. Amor porque é o amor a chave do sucesso e da evolução do nosso ser. Para além destas, gratidão também é uma palavra que resume o retiro e o fim-de-semana que passamos. E agradeço, mais uma vez, às 30 pessoas maravilhosas que conheci. Pela partilha, pelas histórias e pela coragem e força de cada um.
Este foi o primeiro retiro de muitos. Uma experiência a repetir!"
por Celine Joana Veloso.