Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

5 Programas para as férias de verão alternativos à praia

25.07.17 | Vera Dias Pinheiro

Já não falta assim tanto tempo para as nossas férias - finalmente! Já estamos naquela fase em que já começamos a desejar muito e a salivar só de ver as fotografias das férias dos outros :) Temos uma condicionante que é a de só conseguirmos ter férias em Agosto, o que, hoje em dia, com uma família de quatro, limita-nos um pouco a escolha e até aquilo que podemos fazer. Os preços inflacionam bastante, como também continua a ser o mês de maior afluência de pessoas. Ainda estamos a aprender a gerir o orçamento familiar e saber planear para conseguirmos tirar o melhor partido desta altura do ano. Eu tenho recordações muito boas e felizes das férias grandes de verão e gostava que o mesmo acontecesse com os meus filhos - já agora, deixo aqui alguma dicas de como planear férias com filhos).


Este ano, coloquei uma exigência: ter mais tempo de praia. No ano passado custou-me bastante ter feito tão pouca praia e acho que este verão merecemos todos - precisamos de Vitamina D!!! Vitamina D!!! No entanto, o facto de ser um mês que leva muitas pessoas de férias para junto do mar, tem o (outro) lado fantástico de tornar os passeios na cidade muito mais agradáveis: poucas pessoas, pouco trânsito, poucas filas. Por isso, não deixa de ser bom reservar alguns dias para fazer coisas na cidade, na nossa ou noutras :)


Assim - e em jeito de sugestão também para vocês - deixo-vos alguns dos programas alternativos que gostava de fazer em família. O desafio é conjugar as idades de ambos, algo que até se está a tornar relativamente fácil, uma vez que a Laura é muito mais despachada do que o irmão era na idade dela e só não faz aquilo que o tamanho dela não lhe permita, porque a vontade, o atrevimento e a inteligência estão lá!


Então, vamos lá:


1ª Sugestão: Badoca Park


Um parque temático, situado na zona de Santiago do Cacém. Nós ainda não conhecemos, mas há muito que tenho vontade de visitar e de levar lá a família. Talvez agora seja o momento ideal para que ambos usufruam da experiência.


Segundo li e pelo feedback de amigos, vale muito a pena e a experiência é semelhante à de uma aventura de Safari.


Morada: Herdade da Badoca, Vila Nova de St. André


Horários: das 9h30h às 18h30 (Mas recomenda-se a chegada até às 12h00)


Preços: Adultos - 17,90 euros; Crianças (o-3 anos) - Gratuito; Crianças (4-10 anos) - 15,90 euros. No entanto, existe um bilhete família (2 adultos + duas crianças dos 4 aos 10 anos) - 61 euros.


2ª Sugestão: Quinta Pedagógica dos Olivais


Já conhecemos, Vicente incluído, gostamos muito, porque o ambiente é simpáticos e os animais que ali estão são os cães, os patos, as galinhas. Animais  do "dia-a-dia", digamos assim, que vivem em condições normais. É óptimo para explicar aos miúdos que os ovos não vêm do supermercado, por exemplo :)


Ainda assim, não vos sei explicar porque é que vamos lá tão poucas vezes.


Morada: Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul, Lisboa


Horário de Verão, de Maio a Setembro (existe um horário distinto para o Inverno):


De 2a a 6a feira: 9h00 - 19h00


Sábados e Domingos: 10h00 - 19h00


Encerra às segundas-feiras


Entrada gratuita


3ª Sugestão:  Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


Outro dos locais que ainda não conhecemos e, segundo sei, há uma parte só de actividades que é bastante divertida, mesmo se as crianças foram ainda um pouco pequeninas para a experiência do museu em si. A mim, parece-me uma excelente opção para fugir a uma daqueles dias de calor, em que mal se pode andar na rua.


Morada: Largo José Mariano Gago, Parque das Nações, Lisboa


Horário: 


De 2a a 6a feira: 10h00 - 18h00


Sábados e Domingos: 11h00 - 19h00


Entrada: Adultos - 9 euros; Crianças até dois ano - Grátis; Crianças dos 3 aos 6 anos - 5 euros


4ª Sugestão: Portugal dos Pequeninos


Muitas das minhas recordações de infância são aqui. Muitas fotografias de família foram tiradas nestas casinhas pequeninas que, na altura, nem sabia muito bem o que representavam, mas a graça de serem à nossa medida, suplantava tudo o resto. Hoje, quero muito lá voltar para que eu própria veja com outros olhos e aprenda uma pouco mais sobre a história do nosso país.


Morada: Largo do Rossio de Santa Clara, distrito de Coimbra.


Horário (entre Junho e Setembro): das 9h00 às 20h00


Entrada: Adultos - 9,50 euros; Crianças até dois anos - Grátis; Crianças dos 3 aos 13 anos - 5,95 euros.


5ª Sugestão: Aveiro


É uma das cidades que está na minha lista faz tempo e acho que o verão é altura ideal para visitar aquela que é considerada a Veneza portuguesa. Os canais, a costa nova e ainda a Fábrica da Vista Alegre e o Museu do Brincar são algumas das coisas que quero fazer quando lá for.


Leitores de Aveiro ou arredores, digam-me o que de melhor se pode fazer nesta cidade. Se tivermos um dia para visitar Aveiro, o que não podemos mesmo perder? :)


E, pronto, estas são as minhas sugestões, não quis fantasiar muito, mas sim pensar em programas que realmente podemos fazer, senão todos, pelos menos dois ou três. Veremos :)


Fico à espera das vossas opiniões, caso já conheçam alguns destes locais. E, já agora, partilhem quais as vossas sugestões alternativas à praia. Por exemplo, se eu vos perguntasse três programas em família para este verão, quais seriam eles?


Boa tarde

 

UA-69820263-1