Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

10 Dicas de brincadeiras para pais e filhos

19.05.16 | Vera Dias Pinheiro
Depois de vos ter revelado aqui os resultados do estudo sobre os “Hábitos de brincadeira entre pais e filhos portugueses”, levado a cabo pela TriNa, chegou a vez de vos deixar as 10 Dicas para pais brincarem mais com os filhos, deixadas pela Drª Cecília Galvão, Psicóloga Clinica -  Especialista no Desenvolvimento da Criança, no final da sua apresentação.
dicas de brincadeiras para pais e filhos + como brincar com as crianças + pais e filhos + jogos tradicionais + Trina

E depois de conhecerem estas 10 dicas, garanto-vos que grande parte vós vai ficar bastante surpreendida em como é tão fácil ter tempo de qualidade com os nossos filhos, mesmo quando achamos que o nosso dia-a-dia nos deixa sem tempo nenhum. Ora vejam:


1. Arrumar a casa!
Se têm de arrumar a casa, porque não pedir o apoio ao pequeno ajudante lá de casa? Peçam-lhe para organizar os objetos desarrumados por cores ou categorias e para coloca-los em locais diferentes.
2. Dar um passeio!
 Se estiver bom tempo e tiver um parque perto ou viver num bairro calmo, façam um passeio de 30 minutos com o vosso filhote. Falem com ele sobre o seu dia, levem-no às cavalitas. O importante é passarem tempo juntos.
3. Cozinhar a dois ou a mais!
Sabiam que as crianças adoram pôr a mão na massa? Mesmo que não pareça, assim que colocam a primeira vez, querem repetir! Tudo o que é rotina para os pais, pode ser um divertimento para os mais pequenos. Tenham apenas em atenção os utensílios que utiliza.
4. Jogar à Prova-Cega!
As crianças são curiosas e adoram saber tudo. Porque não vendar-lhes os olhos e fazê-los provar alguns alimentos. O desafio? Tem de adivinhar o que está a provar.
5. Do It Youself!
Muitas vezes, puxar pela imaginação é a única coisa necessária. Aquelas caixas de ovos, rolos de papel higiénico, entre outros materiais podem ser reutilizados para construir brinquedos novos.
6. Criem a vossa história!
Todos os dias, antes de ir dormir, porque não constroem um bocadinho de uma história? Só precisam de definir o tema e dar asas à imaginação. Vão escrevendo todos os detalhes et voilá, tem um livro único e exclusivo da família.
7. Aposte em brincadeiras express em casa!
Porque não brincar ao esconde-esconde ou à caça ao tesouro? Peçam ao vosso filho para descobrir um objeto, que para ele será um tesouro, e será uma verdadeira festa lá em casa quando o encontrar!
8. Faça exercício em família!
Façam uma competição saudável. Vistam o fato de treino e façam um treino muito simples de apenas 10 minutos. É divertido e ainda podem terminar a atividade com grandes risos e cócegas à mistura!
9. Construam um Puzzle!
Deixem o seu filho escolher um puzzle que goste e iniciem juntos essa construção. Todos os dias construam um bocadinho mais.
10. Surpreendam-no!
 Muitas vezes, as crianças estão fechadas no seu mundo, seja a ver TV ou a jogar num computador. Por isso devem ser surpreendidas pelos pais. Coloque uma música que eles adoram e dance com eles. São 4 minutos de pura diversão e brincadeira.
 
 
dicas de brincadeiras para pais e filhos + como brincar com as crianças + pais e filhos + jogos tradicionais + Trina

Numa altura em que, cada vez mais cedo, as crianças são obrigadas a perceber o que é a responsabilidade, fruto de uma vida escolar cada vez mais exigente desde os primeiros anos; em que grande parte do seu tempo, os pais dizem coisas como; "Não faças isso!" - "Agora tens que esperar!" - "Acabou o tempo para as brincadeiras!" - "Porta-te bem!" - "Cuidado para não fazeres asneiras!", - etc... inconscientemente, estamos a retirar tempo precioso às crianças para serem crianças.


Na minha opinião, a educação não passa apenas pelas regras, deveres e obrigações, passa também muito pelo BRINCAR e pelo tempo em que  pais e filhos BRINCAM EM CONJUNTO.


Fotografias Pau Storch@MagmaPhoto


UA-69820263-1

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.